24 dezembro 2019

Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão aprova contas da ex-deputada Valéria Macedo



A atual 1.ª suplente de deputada estadual Valéria Macedo (PDT) teve suas contas de campanha de 2018 aprovadas, sem ressalvas, pelo TRE-MA no final de novembro de 2019.   Valéria disse que “o ano de 2019 foi para arrumação da casa, mas que já se sente preparada para retomar o protagonismo político nos principais municípios em que foi votada, apoiada e onde tem base eleitoral, eis que em grande parte deles tem aliados pré-candidatos e pré-candidatas a prefeitos e prefeitas.
Veja a íntegra da entrevista:

HOLDEN ARRUDA – Deputada Valéria, depois da eleição de 2018 a senhora saiu um pouco da cena política do Maranhão, o que aconteceu?

VALÉRIA MACEDO – Amigo quando se perde uma eleição de deputada estadual com expressivos cerca de 30 mil votos é necessário realizar um freio de arrumação política. É certo que faz parte da democracia (perder e ganhar), mas  para você ter uma ideia tem vários colegas deputados na Assembleia com menos votos do que os que o Povo do Maranhão me concedeu nas eleições de 2018, ou seja, as vezes se perde uma eleição mesmo quanto se ganha na política. Muita coisa dá errado em qualquer eleição, mesmo nas boas e vitoriosas, como foi, por exemplo, a eleição do saudoso Governador Jakson Lago, que depois de construir um extraordinário legado na oposição foi derrubado do mandato por uma decisão errada e, de sobra, praticamente não deixou herdeiro político, sendo abandonado por muita gente próxima nas eleições de 2010, sua última eleição. Você é surpreendida pela deserção súbita de aliados e de apoiadores com todo tipo de práticas desleais, até fogo amigo. Nomes novos são lançados, são turbinados por grupos e partidos políticos aliados com recursos públicos e apoios políticos e por aí vai. Num cenário desses você passa a contar só com o que você tem mesmo, só com a sua liderança, com seus aliados leais que não sucumbiram ao poder e as falsas promessas e, principalmente com seus eleitores, que conhecem o seu trabalho e a sua trajetória, ou seja, é você e suas circunstâncias.

HOLDEN ARRUDA – A Senhora acha que falou apoio de quem?

VALÉRIA MACEDO – Como disse eu fiquei com o apoio dos companheiros verdadeiros que tenho e com meus eleitores, de modo que não dá para nominar aqueles que me largaram na chapada e aqueles que fizeram de tudo para dificultar a minha própria atuação parlamentar. É importante apenas saber bem disso e retomar a política sem mágoas de quem quer que seja, mas com o compromisso redobrado com os verdadeiros aliados e, principalmente, com o povo que sufragou meu nome nas urnas. Perder e ganhar faz parte da democracia, mas acho que o sul do Maranhão, a Regiões Tocantina e centro-sul perderam representação política com a minha não eleição. Na Região Tocantina apenas Imperatriz ficou representada na Assembleia. Meus dois mandatos foram dedicados a essas regiões com primazia.

HOLDEN ARRUDA: A senhora é candidata em Porto Franco?

VALÉRIA MACEDO: Nosso grupo terá nome forte em Porto Franco, o meu desejo pessoal é que o Deoclides seja candidato, precisamos reconstruir o nosso município e as políticas públicas que foram deterioradas em menos de um mandato do atual prefeito.

HOLDEN ARRUDA: Então a senhora pode ser candidata em Porto Franco?

VALÉRIA MACEDO: Meu desejo é retornar para a Assembleia Legislativa do Maranhão como deputada estadual, mas para isso preciso do apoio do Governador Flávio Dino, que até agora concretamente não veio, para retomar o trabalho que vinha fazendo lá na defesa das políticas sociais, das mulheres e de nossos municípios. Agora na política a gente tem que estar pronta para um chamamento do povo onde for necessário para o grupo e onde o povo quiser. Eu tenho, graça a Deus, ao Povo e ao meu trabalho uma boa avaliação em vários municípios da Região Tocantina. O caminho se faz no caminhar e é, por isso, que estou reiniciado a minha caminhada política. Vamos vencer todos os desafios.

HOLDEN ARRUDA: Muito deputados estaduais de sua coligação se lançam e são lançados pré-candidatos a prefeito. Em São Luís, Duarte Jr (PCdoB) e Neto Evangelista (DEM), em Imperatriz, o Professor Marco Aurélio (PCdoB), em Codó Zito Rolin (PDT), em Timon Rafael Leitoa (PDT), Ana do Gás (PCdoB) em Santo Antônio dos Lopes. O que senhora acha disso?

VALÉRIA MACEDO: risos... É obvio que quanto mais colegas deputados e deputadas de minha coligação candidatos sejam realmente candidatos a prefeitos, maiores as chances deles se elegerem prefeitos e maiores a chances de eu assumir na Assembleia como deputada.

HOLDEN ARRUDA: A senhora continuará no PDT ou vai mudar de partido?

VALÉRIA MACEDO: O PDT é meu primeiro e único partido político. Sou da linhagem do saudoso Governador Jackson Lago e não tenho razões políticas e partidárias para sair do partido. Além disso, estou esperando a atuação do meu partido para retornar para a Assembleia, pois os deputados de mandato do PDT sabem que com o fim das coligações proporcionais é preciso fazer gestos para com suplentes, do contrário poderão espantar companheiros de partido na janela partidária em 2022.  

HOLDEN ARRUDA: O líder maior do seu partido, senador Weverton Rocha disputa a pré-candidatura de Governador com o vice-governador Carlos Brandão, pelo grupo do atual Governador Flávio Dino, o que a senhora acha disso?

VALÉRIA MACEDO: O PDT é um grande partido político e já teve Jakson candidato em 1994, 2002, 2006, quando ganhou, e, ainda, 2010, última eleição do saudoso Governador Jackson. Com a morte do saudoso pedetista nós do PDT optamos por ser coadjuvantes do PCdoB nas duas últimas eleições de 2014 e 2018 apoiando nosso atual Governador Flávio Dino. Com isso o partido ampliou sua base na Assembleia Legislativa e conquistou uma vaga no Senado da República, com o nosso Senador Weverton Rocha. Não se pode dizer que é um partido sem força política no Estado, mas é prudente aguardar as eleições de 2020 para poder avaliar melhor o cenário de 2022. Uma eleição de cada vez!

Aproveito esse espaço para desejar a todas as famílias do Maranhão boas festas de fim de ano, com o Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.   

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...