16 janeiro 2020

Mais de 200 mulheres participam do mutirão de cirurgias ginecológicas em Imperatriz

Mulheres da Região Tocantina estão sendo beneficiadas com o mutirão de cirurgias ginecológicas promovido pelo Hospital Macrorregional Ruth Noleto, unidade administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). No total, 240 mulheres vão passar por procedimentos até o final de fevereiro – cerca de 200 já foram operadas. O mutirão atende a fila de espera de 43 municípios atendidos pelo macrorregional.

“Estou feliz por conseguir fazer a minha cirurgia, a equipe médica é maravilhosa”, afirmou a merendeira Raimunda Ferro Santos, de 52 anos, moradora de João Lisboa. Ela aguardava pela cirurgia desde o fim de 2018. “Durante esse tempo fiz todas as consultas e exames. Estava aguardando para fazer minha cirurgia e apareceu essa oportunidade”.

Dona Raimunda fez a cirurgia de correção de cistocele, comumente conhecida como perineoplastia, na segunda-feira (13) e teve alta nesta terça-feira.

Os procedimentos iniciaram no fim do mês de dezembro e cerca de 200 pacientes já foram atendidas. Estão na lista de procedimentos a histerectomia total abdominal; miomectomia, remoção de mioma uterino; oforectomia; cirurgia de remoção de um ou dos dois ovários; correção de cistocele; HTA/HTV; bartolinectomia; conização do colo de útero e curetagem do útero.

“Hoje, o papel da mulher na sociedade mudou. Elas estão mais empoderadas. De certa forma, essas cirurgias ginecológicas fazem parte desse empoderamento, à medida em que melhoram a autoestima do público feminino, resultando em uma vida cada vez mais saudável”, contou o diretor clínico do hospital, Wesley Garcia.

A cada edição do mutirão, cerca de 15 cirurgias são realizadas por uma equipe composta por cinco médicos ginecologistas.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...