06 julho 2020

Pesquisa Exata: Flávio Dino tem aprovação de 65% em São Luís e 69% em Imperatriz

Nova pesquisa Exata, publicada com exclusividade pelo Jornal Pequeno, mostra que, em meio à pandemia do coronavírus, o governo Flávio Dino tem aprovação expressiva em São Luís e em Imperatriz, as duas maiores cidades do Maranhão.

O levantamento mostra que, na capital, 65% aprovam a gestão. Outros 32% não aprovam. E 3% não souberam ou não quiseram responder. A mesma pergunta foi feita aos moradores do segundo maior município do estado. O resultado foi ainda mais positivo: 69% aprovam; 28% não aprovam; e 3% não sabem ou não quiseram responder.

A pesquisa foi feita em São Luís entre os dias 24 e 27 de junho, com 801 pessoas. Em Imperatriz, foram 600 entrevistados entre 28 e 29 de junho. A margem de erro é de 4%.

PANDEMIA

A boa avaliação se dá num momento em que o Maranhão e todo o Brasil enfrentam a crise do coronavírus. O Maranhão tem se destacado entre os índices mais positivos no que se refere ao combate à doença. Não se viram aqui, por exemplo, filas por leitos ou colapso no atendimento, diferentemente de outros estados.

Desde março, o Governo do Estado abriu mais de dez novos hospitais e multiplicou por oito os leitos reservadores para a doença. O resultado foi que, após o pico de ocupação em maio, começou a haver boa margem de leitos livres. Com isso, parte dos leitos já migrou para pacientes de outras doenças.

O Maranhão também está chegando à marca dos 200 mil testes, um dos melhores desempenhos do Brasil.

Outro dado relevante é que o Maranhão tem a menor taxa de contágio de todo o país: 0,8, de acordo com pesquisa da FGV e da PUC/Rio, duas das instituições que são referência nacional nesse tipo de estudo. Quando a taxa é menor do que 1, a tendência é de queda de novos casos.

Atualmente, há cerca de 65 mil pessoas recuperadas do coronavírus, mais do que o triplo dos 19 mil casos ativos (que ainda têm a doença). Todo esse cenário tem a ver com o índice de mortalidade da Covid-19 no Maranhão (2,5%), abaixo da média nacional (pouco mais de 4%). Do Jornal Pequeno

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...