25 novembro 2020

Setor de comércio contribuiu para o crescimento do PIB no Maranhão

 

Crescimento real da economia maranhense foi de 2,9% em 2018 (Foto: Handson Chagas)

Recentemente foi divulgado o último PIB, o de 2018, e o Maranhão foi o estado que mais cresceu no Nordeste, de acordo com dados do IBGE. O PIB é a soma do valor dos bens e serviços finais produzidos numa economia em determinado período, é o agregado macroeconômico considerado como principal indicador da atividade econômica no país.

De acordo com o IBGE, o crescimento real da economia maranhense foi de 2,9% em 2018, a maior alta em todo o Nordeste. E também acima da média do Brasil, que ficou em 1,8%. 

Mas quais indicadores impactaram a economia maranhense em 2018?

Em recente apresentação, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) divulgou que a produção industrial cresceu 3%, contra a retração de 2,5% em 2017, puxado pela atividade de metalurgia, segundo dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA). 

A atividade de comércio varejista apresentou avanço de 6,1% no volume de vendas, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). O setor primário apresentou uma queda na produção, porém a safra de grãos do Maranhão bateu recorde em 2018.  “A queda na produção do milho foi destacada por uma alteração do tipo de cultivo. O milho cedeu lugar pra soja e nós tivemos um recorde na safra de grãos”, disse o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho. 

Empregos

Do ponto vista do mercado trabalho formal, houve uma ampliação dos empregos formais, com o aumento contratações. A remuneração média do emprego formal ficou em R$ 2.645,00, representando um crescimento nominal de 1,3% em relação ao ano anterior. 

O estoque de emprego formal chegou a 747.143, o que significa crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...