15 janeiro 2021

Prefeitura de Porto Franco realiza Oficina de Saúde Pública para discutir ações de enfrentamento e combate à Covid-19

PORTO FRANCO – A Prefeitura de Porto Franco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu durante os dias 14 e 15 de janeiro, na Loja Maçônica Tiradentes nº 18, a 1ª Oficina de Saúde Pública do Município e Região. O evento teve como finalidade discutir estratégias de enfrentamento e assistência a pacientes com Covid, além de acolhimento, aconselhamento, estratificação de risco e linhas de cuidado e prevenção ao novo coronavírus.
A oficina contou com a presença do prefeito Deoclides Macedo, da vice-prefeita Ivana Brito, da secretária de Saúde Valéria Macedo, do secretário adjunto Renato Rocha, do secretário-executivo Edivan Miranda, da diretora do Hospital e Maternidade Aderson Marinho, Andreia Andrade,  da Secretária de Assistência Social, a primeira dama Margareth Egito, da Secretaria de Educação, Nalva Veras, vereadores, gestores, vice-prefeitos, secretários de saúde e profissionais da área da saúde de Porto Franco, de Estreito, Campestre, Ribamar Fiquene, São João do Paraíso, de Lajeado Novo e de Balsas.

O prefeito Deoclides Macedo destacou que Porto Franco é um Polo de Saúde, afirmando que as parcerias, assim como essas medidas, são necessárias para o enfrentamento à disseminação da doença. “Queremos fazer sempre da vida pública o resgate do bom gerenciamento da coisa pública, sobretudo na saúde para que possamos mostrar resultados concretos para a nossa população. Estamos no início da gestão, apenas nos primeiros 15 dias de governo, e não estamos medindo esforços para ofertar os serviços de saúde para os moradores de Porto Franco e região. É importante que os participantes da Oficina de Saúde sejam multiplicadores das informações repassadas pelo Dr. Marcos Pacheco. É o momento de unirmos esforços, estabelecendo parcerias em prol de políticas públicas, criando-se um centro de triagem da Covid 19 para atender e cuidar bem das pessoas”, ressaltou.
A secretária de Saúde Valéria Macedo reforçou a finalidade do evento. “O principal objetivo é que nós possamos traçar um plano de contingência de combate à Covid- 19 e também algumas estratégias junto à atenção básica, principalmente junto à saúde da família, para que possamos de forma articulada, traçar ações para montarmos um Centro de Triagem em Porto Franco para atender a região e os municípios vizinhos”, disse. 
A capacitação contou com a participação especial do palestrante e secretário Estadual de Políticas Públicas Dr. Marcos Pacheco.  “Quero agradecer o convite do prefeito Deoclides e da Valéria Macedo. É sempre um prazer estarmos aqui na região. É uma proposta da nova gestão de Porto Franco instituir um centro de referência específico para a Covid e, por isso, durante o evento buscamos falar do plano de contingência de enfrentamento ao Coronavírus, mas também de vacinação e de outras políticas de saúde, que estão muito relacionadas entre si”, disse o Dr. Marcos Pacheco, que é também o representante do Maranhão no Comitê Científico do Consórcio Nordeste que orienta os governadores na tomada de decisões relacionadas à pandemia do Novo Coronavírus. 

O atendimento humanizado aos pacientes é fundamental, sendo prioridade dessa nova gestão como ressaltou o secretário adjunto de Saúde, o farmacêutico bioquímico Renato Rocha. “Tivemos também palestras importantes sobre o acolhimento e a campanha 'Janeiro Branco', que trata da conscientização sobre a saúde mental. Os nossos profissionais de saúde foram treinados para acolher melhor, para atender melhor os nossos pacientes e, com isso, fazer um atendimento humanizado, atendendo da melhor forma, como a nossa população precisa e merece”.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...