25 fevereiro 2021

Maranhão recebe segundo lote da vacina de Oxford/AstraZeneca

 

O Maranhão recebeu, nesta quarta-feira (24), o segundo lote da vacina de Oxford/AstraZeneca enviado pelo Ministério da Saúde. São 49.500 doses que serão distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) às Regionais de Saúde.

A distribuição teve início ainda na tarde desta quarta-feira, quando foi entregue ao município de São Luís 9.210 doses do imunizante.

Nesta quinta-feira (25), as vacinas serão distribuídas para os municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar e para a Regional de Saúde de Imperatriz. A partir de sexta-feira (26), os imunizantes serão encaminhados para os demais municípios maranhenses.

Nesta etapa, a proposta é vacinar 8% dos trabalhadores da saúde e idosos de 85 a 89 anos.

A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Waldeise Pereira, destaca que o estado manterá a logística de distribuição por via aérea e terrestre para agilizar o recebimento dos imunizantes por parte dos municípios.

“Dessa forma, os municípios podem dar continuidade às suas campanhas, fazendo a aplicação das doses o mais rápido possível, imunizando a população do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. Além de agilizar a entrega, o Governo do Estado vem colocando profissionais da Força Estadual de Saúde para dar apoio aos municípios com maior fragilidade na logística”, afirma a secretária Waldeise Pereira.

Como a aplicação da segunda dose da AstraZeneca é realizada após 120 dias da primeira aplicação, neste novo lote, também não haverá retenção de doses. Dessa forma, todas as doses serão distribuídas aos municípios maranhenses para a aplicação da primeira dose no público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Maranhão receberá mais uma remessa de vacinas esta semana. Nesta quinta-feira (25), mais 29.600 doses da CoronaVac devem chegar ao estado.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...