20 outubro 2021

Atletas do Cenapa se preparam para a 4ª Copa Interestadual de Basquete em Cadeira de Rodas


 

Patrocinada pela Equatorial Maranhão, a copa ocorre em Imperatriz, nos dias 22, 23 e 24 de outubro  

 

 

Com o patrocínio da Equatorial Maranhão, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, será realizada, a partir desta sexta-feira (22), a 4ª Copa Interestadual de Basquete em Cadeira de Rodas, promovida pelo Instituto Legal de Cultura. O evento ocorrerá na Quadra Poliesportiva do Complexo Educacional Dom Bosco e contará com o time de atletas do Centro de Assistência Profissionalizante do Amputado e Deficiente Físico de Imperatriz – Cenapa e com equipes convidadas das cidades de São Luís, Belém e Ananindeua – PA.

 

Copa Interestadual de Basquetebol em Cadeiras de Rodas tem como objetivo contribuir com o caráter socioeducativo da pessoa com deficiência, oferecendo oportunidade de acessibilidade, saúde e qualidade de vida, resgatando assim a autoestima através de atividades esportivas e culturais. Uma alternativa de transformar a cultura do esporte como meio de socialização e acessibilidade.  

 


Segundo o presidente do Instituto Legal de Cultura, Emílio Bezerra, a realização da Copa na cidade de Imperatriz surgiu pelo desejo do Cenapa de alçar novos voos. Juntamente com o time de atletas de basquetebol, a equipe levantou o tema e trouxeram a competição para a cidade. Desde então, a equipe vem se preparando paras as competições, realizando treinos três vezes por semana. 

 

Muito além do anseio pela prática do esporte, a copa traz consigo muitas histórias de superações, uma delas é a do atleta Edilson Vieira, que sofreu um acidente de trânsito em 2002 e perdeu umas das pernas. Mesmo enfrentando muitos desafios com o novo estilo de vida, Edilson não se deixou abater pelas dificuldades trazidas pelo acidente, após dois anos conheceu o Cenapa e se apaixonou pelo basquete em cadeiras de rodas. “Venho superando as barreiras e quebrando o preconceito. Conheci o basquete através do Cenapa, de lá para cá venho somando com a equipe, ganhando mais conhecimento sobre o esporte e tentando me superar, pois sabemos que esse esporte depende muito dos braços, temos que dominar a cadeira, a bola e fazer o possível para acertar a cesta”, conta.

 

Em virtude do cenário pandêmico, provocado pela COVID-19, a copa deste ano teve que ser adiada em razão do aumento de casos de infecção. Apesar disso, a equipe de basquete do Cenapa não desistiu e agora, com a flexibilização e protocolos de segurança, voltaram a se preparar para as competições. “Com a pandemia ficou difícil porque tínhamos uma maratona de treino, então começamos a perder um pouco nosso rendimento, mas nossa treinadora fazia chamadas de vídeo para treinarmos em casa, e nos últimos tempos temos treinado forte para poder dar o máximo na quadra e nas competições, sendo assim, as expectativas para a copa são as melhores, somos o atual campeão e temos força para poder brigar para continuar sendo”, manifesta o atleta. 

 

Para Edilson, poder contar com o apoio de empresas como a Equatorial Maranhão e saber que a mesma vem contribuindo com o esporte, é de grande valia para a toda a equipe e para a cidade de Imperatriz. “Para nós é muito importante que a Equatorial esteja enxergando esse lado, nos apoiando com qualidade e dando espaço para o esporte. Isso é um grande feito aqui na nossa cidade, ficamos muito felizes. Em nome da equipe, gostaríamos de agradecer a empresa de uma forma especial, porque se não fosse por ela essa copa não seria realizada e o esporte ficaria a desejar aqui em Imperatriz”, finaliza. 

 

O presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, comenta sobre o apoio da empresa e agradece ao Governo do Estado por contribuir com um projeto que incentiva a prática do esporte e colabora com a igualdade e com a cidadania. “Gosto muito dessa parceira e da Lei de Incentivo à Cultura e ao Esporte, a Equatorial foi protagonista para que o Governo do Estado entendesse que é um mecanismo que promove igualdade e acesso ao esporte. Esse exemplo da regional sul com o apoio aos praticantes do basquetebol é belíssimo e emocionante. Percebemos que os praticantes reconhecem o trabalho da Equatorial e do Governo do Estado, que permitiu recursos destinados para incentivar essa turma, ficamos felizes em participar disso”, conta o presidente. 

                                                                     

Sobre a Copa:  

 

A 4° Copa Interestadual de Basquete em Cadeiras de Rodas terá início nesta sexta-feira (22) com a cerimônia de abertura marcada para 18h, no Complexo Educacional Dom Bosco, em Imperatriz. Logo após, a partir das 19h30, começará as competições, que se estendem até domingo (24), com o encerramento e cerimonial de premiação, previsto para às 12h.  

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...