02 setembro 2024

ARAGUAÍNA: Descaso da BRK Ambiental com consumidores continua. 15 bairros estão abandonados




O Ministério Público do Tocantins (MPTO) promoveu reunião administrativa com a BRK Ambiental e moradores de Araguaína, a fim de buscar solução para o problema no fornecimento de água na cidade. A empresa reconheceu o desabastecimento ocorrido em 15 bairros do município devido ao soterramento de um dos poços no mês passado e apresentou ações buscando a solução do caso.

Um dos objetivos do encontro, promovido pela promotora de Justiça Bartira Silva Quinteiro, titular da 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, foi possibilitar que a BRK ouvisse as queixas da população. Desde o ano passado, o MPTO recebe denúncias de desabastecimento e acompanha a questão no município. A situação se agravou em julho deste ano, quando foi rompido um dos poços de abastecimento. O sistema de fornecimento da BRK Ambiental tem 49 poços em Araguaína, mas apenas 28 deles estão em funcionamento.

A empresa informou que acabou de perfurar mais um poço e regularizou o fornecimento de água na cidade, com exceção do Setor Sul, onde continuam trabalhando para retomar normalmente o serviço.

Durante a reunião, a empresa anotou os números das unidades consumidoras de moradores presentes que alegaram ainda enfrentar o abastecimento irregular de água e se comprometeu a analisar caso a caso. Quanto às cerca de 150 famílias que residem no Setor Sul, bairro que fica numa região mais alta, continuam sendo tomadas as medidas paliativas pela BRK até a conclusão total da obra.

Outras providências

Os moradores se queixam de aumento da tarifa de água, principalmente durante o período de desabastecimento. A concessionária informou que enviará unidade móvel de atendimento aos bairros para reavaliar as cobranças, bem como orientou que a população busque atendimento na sua loja física no município.

Outra reclamação apresentada e que recebeu promessa de análise pela empresa foi a questão do caminhão-pipa. Segundo moradores, muitas vezes o caminhão só chega até parte da rua e não leva o serviço emergencial a todos que precisam.

Quanto aos consumidores que tiveram danos materiais decorrentes da falta de água, a BRK se comprometeu a avaliar cada caso e efetuar o ressarcimento mediante comprovação do dano. O Procon municipal também se encarregará de fazer os encaminhamentos para a empresa.

Durante a reunião, ficou definida também a ampliação e diversificação nos canais de comunicação de interrupção no fornecimento de água, que hoje normalmente ocorre via mensagem por SMS. Segundo a concessionária, as paralisações ocorrem de forma programada, para manutenção na rede. Eventuais suspensões prolongadas também serão veiculadas em rádio e TV locais. A empresa também se comprometeu a melhorar os canais de atendimento ao consumidor através do 0800 e whatsapp, visando dar maior agilidade nas soluções das demandas.

A BRK informou que ainda em 2024 pretende perfurar três novos poços para garantir o fornecimento de água satisfatório à população e justificou que, no período recente de crise, priorizou o abastecimento de escolas e unidades de saúde.

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