02 dezembro 2024
Ministra do STF pede que Iracema Vale esclareça regras de desempate da eleição da Alema
A relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (29) que a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), Iracema Vale, forneça esclarecimentos sobre as classificações de desempate utilizadas na eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026.
A decisão foi tomada no contexto de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo partido Solidariedade, que contesta o artigo 8º, inciso IV, do Regimento Interno da ALEMA.
Segundo o regimento interno, em caso de empate, o candidato mais idoso será declarado vencedor.
O partido argumenta que essa norma contraria a Constituição Federal, que exige simetria com o regimento da Câmara dos Deputados, onde o critério para desempate é o número de legislaturas exercidas pelos parlamentares. A legenda também alega que o dispositivo fere princípios como isonomia, impessoalidade e razoabilidade.
Dia 13 de novembro, após votação em segundo turno na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), a deputada Iracema vale foi reeleita à presidência mesmo após dois empates seguidos.
A votação durou cerca de uma hora novamente cada candidato recebeu 21 votos.
O primeiro turno da eleição ocorreu na manhã do mesmo dia durante Sessão Preparatória e teve votação secreta e terminou empate. 21 votos para Iracema Vale e 21 para Othelino Neto. O decano da Casa, ex-presidente Arnaldo Melo (PP), foi quem conduziu o processo. Ele explicou as regras para a manutenção da lisura do pleito e abriu a votação em ordem alfabética. Aluízio Santos (PL) foi o primeiro a votar. Wellington do Curso (Novo) foi último.
Do Imirante.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Composição de chapa da FAMEM reforça necessidade de fortalecimento da AMIRT
Prefeitos da Região Tocantina não ocupam nenhuma posição importante na chapa única da FAMEM A cada eleição da FAMEM (Federação dos Municí...
Nenhum comentário:
Postar um comentário