Em Imperatriz, segunda cidade do Estado e Capital Regional do Maranhão do Sul, o Deputado Carlos Amorim diz desejar ser candidato a prefeito pelo PDT, tendo sua pré-candidatura lançada por nada mais nada menos do que Julião Amim e Weverton Rocha, dois “grandes cabos eleitorais” em Imperatriz.
Depois dos caminhos político e partidário trilhados pelo vice-prefeito de Imperatriz Jean Carlo contra Madeira, Igor e Clay Lago sua vaga de vice na chapa tucana dizem que é impossível, segundo uns e improvável segundo outros. O fato é que a relação Jean Carlo-Madeira-Igor-Clay Lago ficou trincada.
Por outro lado, quase ninguém em Imperatriz acredita que o deputado Carlinhos Amorim (PDT) venha ser realmente candidato a prefeito de Imperatriz neste ano. Seus adversários dizem que o deputado está blefando com sua pré-candidatura e quer mesmo é indicar sua esposa Silvia Amorim como vice-prefeita de Madeira. Dizem que ele não teria coragem e que na própria Comissão Provisória de Imperatriz ele não teria apoio, pois a maioria absoluta dos pedetistas de Imperatriz defende a reedição da aliança PSDB-PDT.
O vice Jean Carlo um dos grandes incentivadores da pré-canditura de Carlinhos, no entanto, já teria acordado, caiu a ficha e já estaria trabalhando para permanecer vice de Madeira, com postura moderada, etc. Carlinhos e Jean adotaram reciprocamente uma conduta de Kamikazes contra Madeira. Penso que neste flagelo político Calinhos se saiu melhor, pois tem mandato garantido até as próximas eleições estaduais e o de vice de Jean acaba em 31/12/2012, ou seja, Jean ficou com queimaduras políticas de terceiro grau com o Prefeito e Carlinhos chutou o pau da barraca, sabe que sua relação com Madeira nunca mais voltará ser a mesma.
O deputado Carlinhos parece mesmo ter instinto de escorpião. Iludiu Jean e o incentivou a brigar com Madeira ao invés de ajudar o prefeito a resolver os intrincados problemas do município de Imperatriz. Em plena travessia deu uma ferroada no Jean e da mesma forma como na saga o sapo (Jean) caiu na conversa do escorpião (Carlinhos) tentou atravessar o rio caudaloso das ilusões políticas, mas dificilmente sobreviverá como vice de Madeira, a não ser que se posicionasse imediatamente contra Carlinhos, de maneira pública e transparente.
Por outro lado, o prefeito Madeira (PSDB) poderá ter o apoio do prefeito de Porto Franco Deoclides Macedo - com gestões bem avaliadas no estado e no país - e da deputada Valéria Macedo, ambos do PDT, pois Deoclides pretende ser candidato a deputado federal e a deputada Valéria a reeleição os quais passariam a contar com o apoio de Madeira em Imperatriz nas eleições de 2014.
Essa equação faz todo sentido porque se Madeira perder a sua reeleição torna-se forte candidato a Deputado Federal em 2014, na medida em que pelo bem e pelo mal até aqui foi o melhor deputado federal que a região já teve, o deputado que levou água para inúmeros municípios da região e porque a eleição de deputado federal de Deoclides Macedo passa por Imperatriz em boa medida.
Por outro lado, se eleito Madeira terá que cumprir o mandato e quebrar bem direitinho o paradigma de que ninguém depois da criação do instituto da reeleição se reelegeu prefeito em Imperatriz, pois Ildon e Jomar Fernandes tentaram e não conseguiram e com isso inauguraram o ostracismo político em Imperatriz.
Mas algo grave está acontecendo em tudo isso. A postura do deputado Carlos Amorim em Imperatriz, segundo aqueles que são contra sua candidatura, poderá trazer graves danos ao PDT, especialmente aos pré-candidatos a vereador. Eleito deputado Carlinhos abandonou todos os aliados que o ajudaram, de tal modo que é pouco crível que ele ajude os pré-candidatos a vereador do PDT em Imperatriz. Se Carlinhos eleito deputado não ajudou ninguém que o ajudou a ser deputado porque iria ajudar pré-candidatos a vereador? Fora os vereadores com mandatos que vão tentar se salvar de qualquer jeito com força no próprio mandato, os novos pretendentes podem ficar a ver navios sem a aliança com Madeira.
“A postura individualista e irresponsável do Deputado Carlos Amorim, a esta altura poderá causar danos irreparáveis aos novos pré-candidatos a vereador do PDT de Imperatriz”, diz um pré-candidato que cauteloso com a sua situação pediu para não ser citado.
“Acredito que os interesses políticos que deveriam prevalecer no PDT em Imperatriz seriam os dos pré-candidatos a vereador, pois se trata de eleição municipal e não o de Carlinhos Amorim, que não é candidato a nada nas eleições deste ano, todo mundo sabe disso. O deputado não tem nem coragem nem condições políticas, nem eleitorais e nem materiais de ser candidato a prefeito de Imperatriz.
Todo mundo que tem noções básicas de política sabe disso, o resto é proselitismo político de baixo nível. A postura de Carlinhos prejudica os novos pretendentes ao Legislativo e até mesmo aos vereadores com mandato, não tem outra saída: ou estes pré-candidatos a vereador se organizam e tomam a direção do processo eleitoral municipal ou perderão a chance de terem candidaturas minimamente viáveis”, diz o jornalista Josué Moura, um dos que abertamente é contra a tese de candidatura própria no PDT local.



Um comentário:
Parabens pela postagem, Holden, por falta de aviso não foi, madeira sabia que ajudaria o Dorminhoco a ser deputado e na eleição pra prefeito o Dorminhoco se voltaria contra madeira,assim como ele fez com igor e dona clair lago, não deu outra, tomara que agora o madeira acorde enquanto é tempo e manda esse PDT chupar um prego até virar alfinete.]
abraços
ADRIANA CAVALCANTE
Postar um comentário