20 agosto 2025

Novo acesso é aberto para melhorar tráfego no bairro Santa Inês durante obras da galeria do Riacho Capivara

 

Novo acesso é aberto para melhorar tráfego no bairro Santa Inês durante obras da galeria do Riacho Capivara

 Intervenção no bairro Santa Inês busca reduzir impactos no trânsito durante a construção da nova galeria (Foto: Matheus Lima)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviço Públicos (Sinfra) iniciou na última segunda-feira (18) a abertura de um novo acesso para melhorar o tráfego no bairro Santa Inês, região diretamente afetada pelas obras da galeria que passa sob o Riacho Capivara. A medida foi necessária após a interdição de ruas na última sexta-feira (15), devido ao risco de colapso da estrutura antiga, construída na década de 1980.

O secretário de Infraestrutura, Vilmar Dantas, explicou que o novo acesso se dará pela Avenida Sabiá das Laranjeiras, conectando a Quinta do Jacob até a Rua Floriano Peixoto, facilitando o deslocamento dos moradores. “Também já está em execução o acesso do Santa Inês à Cidade Jardim. São ações que vão minimizar os impactos da obra e melhorar a mobilidade na região”.

A galeria interditada apresentava rachaduras profundas, ferragens expostas e risco de desabamento. Com mais de 40 anos de uso, a estrutura já não suportava o fluxo de água e oferecia perigo aos mais de 20 mil veículos que trafegam diariamente pelo local.

O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, ressaltou a urgência da intervenção. “Estamos falando de uma estrutura que poderia desabar a qualquer momento. A decisão de interditar e reconstruir a galeria é dura, mas necessária para salvar vidas. Estamos trabalhando para que a obra seja concluída no menor tempo possível, com segurança e alternativas viárias para a população”.

Rotas alternativas

Além disso, a Sinfra já realiza melhorias nas vias utilizadas como desvio, como a Rua Rio Grande do Norte, a Rua João Joaquim, Rua A e a Rua Nossa Senhora Aparecida. Enquanto as obras avançam, a Superintendência de Trânsito e Transportes (Sutran) organizou rotas alternativas para garantir a fluidez do tráfego. Entre elas:

- Sentido Centro → Santa Rita (Av. Ceará): Rua São José → Rua Paraíba ou Rua Marly Sarney → Rua Paraíba.

- Sentido Santa Rita → Centro (Av. Newton Belo): Rua D → Rua Rio Grande do Norte ou Rua Raimundo de Moraes → Rua Rio Grande do Norte.

- Sentido Santa Inês → Centro (Av. dos Beija-Flores): Rua C → Rua B → Av. Newton Belo → Rua Raimundo de Moraes → Rua Rio Grande do Norte.

Mudança de preferência 

Em razão do andamento das obras, a Sutran mudou a preferência da Rua Padre Cícero, que deixa de ser via preferencial nos cruzamentos com as ruas Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Essa medida tem por objetivo garantir maior controle e segurança no tráfego durante o período das intervenções viárias. Uma nova sinalização já foi instalada pela Sutran e agentes da superintendência estão auxiliando na organização do trânsito.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Inquérito mira contrato de R$ 540 mil da Prefeitura de Açailândia com a Licitar

  Prefeito Benjamim de Oliveira O  Inquérito Civil apura spossíveis irregularidades no contrato por inexigibilidade nº 01/2025 da Prefeitura...