26 junho 2026

Diabetes afeta a circulação de forma silenciosa e aumenta o risco de lesões nos pés

 

No Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho, especialista alerta para os impactos da doença nos vasos sanguíneos, nos rins e na visão, e reforça a importância do diagnóstico precoce

Em 26 de junho é celebrado o Dia Nacional do Diabetes, data que reforça a importância da conscientização sobre uma doença que afeta milhões de brasileiros e pode provocar consequências graves quando não é identificada precocemente ou controlada adequadamente.

Embora seja frequentemente associada apenas ao aumento dos níveis de açúcar no sangue, a doença pode comprometer vasos sanguíneos, nervos, rins e olhos, afetando funções importantes do organismo e a qualidade de vida dos pacientes.

A prevalência do diabetes no Brasil passou de 6,2% da população em 2013 para 10,5% atualmente. Além disso, estima-se que cerca de 5 milhões de brasileiros convivam com a doença sem saber. A taxa de diabetes não diagnosticada no país é de aproximadamente 31,5%, o que reforça a importância da identificação precoce e do acompanhamento médico regular.

Segundo o cirurgião vascular Dr. Afonso Cesar Polimanti, integrante da Comissão de Pé Diabético da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP), uma das características mais preocupantes do diabetes é o impacto progressivo que a doença pode causar na circulação sanguínea e em diferentes órgãos do corpo. “O diabetes tem a particularidade de afetar a microcirculação, levando ao fechamento dos capilares. Isso ocorre, por exemplo, na circulação das pernas, de maneira semelhante ao efeito do tabagismo ao longo da vida. Esse processo também compromete a rede que nutre os nervos das extremidades, o que dificulta a capacidade de sentir os pés”, explica.

As consequências dessas alterações vão muito além dos membros inferiores. Quando o acompanhamento da glicemia não é adequado, os danos aos pequenos vasos sanguíneos podem atingir órgãos essenciais para o funcionamento do organismo. “O diabetes também afeta outras partes do corpo. Nos rins, está entre as principais causas de insuficiência renal que leva à diálise. Nos olhos, pode provocar a retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira”, destaca o especialista.

Os danos causados pela doença podem criar um ciclo perigoso, especialmente quando alterações na sensibilidade dos pés se somam aos problemas de visão decorrentes do diabetes. “Imagine a dificuldade de uma pessoa em perceber uma ferida no pé quando não sente dor e tem dificuldade até de enxergar a lesão ao olhar para o próprio pé. Por isso, a vigilância rigorosa do diabetes é essencial”, observa Dr. Polimanti.

A prevenção continua sendo a principal aliada dos pacientes. O especialista ressalta que medidas simples, adotadas diariamente, ajudam a retardar a evolução da doença e reduzir o risco de complicações. “O principal cuidado é o mais simples: manter a glicemia dentro das metas recomendadas. Isso contribui para desacelerar a progressão da doença. Esse resultado pode ser alcançado com atividade física, alimentação adequada e seguimento médico regular”, afirma.

Além do equilíbrio glicêmico, a avaliação periódica é fundamental para evitar complicações associadas ao diabetes. “O seguimento com o médico vascular permite identificar essas alterações em fase precoce, reduzindo o risco de problemas mais graves, como infecções e amputações”, ressalta.

O autocuidado também faz parte da prevenção. Verificar regularmente os pés e observar alterações na pele, na sensibilidade ou o surgimento de feridas pode contribuir para a identificação precoce de problemas e para a busca rápida por atendimento médico.

Outro aspecto importante é o apoio familiar. Mudanças de hábitos relacionadas à alimentação, à prática de atividade física e aos cuidados diários costumam ser mais efetivas quando envolvem toda a família. “O envolvimento da família é fundamental. Ajustar a alimentação da casa e auxiliar nos cuidados diários, como o autoexame dos pés, pode fazer uma grande diferença na qualidade e na expectativa de vida dessas pessoas", conclui o cirurgião vascular.

Sobre a SBACV-SP

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP) é uma entidade sem fins lucrativos que representa os médicos que atuam nas especialidades de Angiologia e de Cirurgia Vascular no estado de São Paulo. A instituição tem como missão levar informação de qualidade sobre saúde vascular à população.

Informações à Imprensa – Way Comunicações

25 junho 2026

Dino autoriza e PF realiza operação que mira em Josimar de Maranhãozinho

 

O deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA) foi alvo de mandado de busca e apreensão da Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (25).

A suspeita é de desvio de emendas.

As buscas foram autorizadas pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal.

O deputado do PL foi condenado pelo STF em março deste ano também por desvio de emendas.

Ele negou irregularidades.

A operação deflagrada nesta quinta-feira mira empresas contratadas para executar obras com emendas provenientes do “orçamento secreto”.

Os investigadores suspeitam que o repasse teria sido feito por diferentes parlamentares.

Os agentes cumprem mandado de busca e apreensão na casa de Maranhãozinho porque o deputado é sócio de uma dessas empresas investigadas.

Além do parlamentar, estão sendo cumpridos outros 18 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos estados de Goiás e Maranhão.

Segundo a Polícia Federal, as investigações apontam a existência de uma estrutura integrada por agentes públicos e privados supostamente destinada ao desvio de emendas parlamentares.

A apuração da PF indica que os valores desviados foram operacionalizados por intermédio da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e posteriormente direcionados à contratação de empresas supostamente vinculadas, direta ou indiretamente, ao grupo investigado.

“Os investigados poderão responder, na medida de suas participações e caso os fatos sejam confirmados no curso das investigações, pelos crimes de corrupção passiva, peculato, corrupção ativa, lavagem de capitais e organização criminosa”, afirma a PF.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram encontrados e apreendidos valores em dinheiro pertencentes aos investigados.

Até o momento, não se sabe se foram apreendidos valores pertencentes ao deputado

23 junho 2026

Toy Story 5 reacende debate sobre infância hiperconectada


 Novo filme da Pixar coloca brinquedos em confronto com um tablet inteligente e provoca discussão sobre telas e desaparecimento do tempo livre

Woody, Buzz Lightyear e os brinquedos mais famosos do cinema enfrentam um novo adversário em Toy Story 5: um tablet inteligente chamado “Lilypad”, criado para disputar a atenção das crianças. Estreada nos cinemas brasileiros dia 18 de junho, a nova animação da Pixar e Disney já provoca debates entre educadores, psicólogos e especialistas em infância.

A nostalgia não é o único motivo das discussões. Ao transformar as telas no centro do conflito narrativo, a franquia reacende debates contemporâneos sobre excesso de estímulos digitais, agendas infantis superlotadas, escolas excessivamente conteudistas, violência urbana e o desaparecimento do tempo livre na infância.

A geração retratada nos primeiros filmes da franquia cresceu em um cenário marcado por brincadeiras presenciais, quintais, vizinhança e maior convivência espontânea entre crianças. Hoje, a realidade infantil é outra. As crianças têm mais acesso à informação, mas menos autonomia física. Estão hiperconectadas digitalmente, mas mais isoladas socialmente, de um modo geral.

Segundo a gerente pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais dos colégios da Rede Positivo, Hannyni Mesquita, a infância contemporânea passou a ser marcada por dois fenômenos simultâneos: hiperestimulação digital e hiperprodutividade. “Além do tempo diante das telas, muitas crianças vivem agendas semelhantes às de adultos, com atividades extracurriculares sucessivas, restando pouco espaço para o tempo livre, justamente uma das condições mais importantes para o brincar livre e para a imaginação infantil”, afirma.

Tempo livre virou problema 

Rildo bate o martelo e declara apoio a Orleans Brandão para o Governo do Maranhão


Foto Reprodução

O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral (PP), confirmou neste sábado (20) apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) ao Governo do Maranhão em 2026. O alinhamento foi selado durante um jantar em São Luís, que contou com a presença de Marcus Brandão.

A movimentação ocorre dias após o deputado federal André Fufuca, presidente estadual do PP, romper com o grupo do governador Carlos Brandão e anunciar apoio ao ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).

Ao participar do encontro, Rildo deixou claro que seguirá ao lado do Palácio dos Leões, apesar da posição adotada por Fufuca.

“Faço questão de reforçar meu compromisso, minha lealdade e meu respeito pelo grupo”, afirmou o prefeito.

A decisão fortalece o projeto de Orleans Brandão na Região Tocantina. Nos bastidores, a avaliação é que o prefeito deve apoiar Orleans para o governo, mas manter alianças com André Fufuca e Eliziane Gama na disputa pelo Senado em 2026.

Roberto Rocha sinaliza possível candidatura ao Governo do Maranhão

Candidato ao Senado Federal, Roberto Rocha (Novo), sinalizou a possibilidade de disputar o Governo do Maranhão na eleição deste ano.

Rocha reafirmou a pré-candidatura ao Senado, mas deixou aberta a possibilidade de entrar na corrida pelo Palácio dos Leões.

“O cenário político mudou, mas uma coisa continua a mesma: minha disposição de lutar pelo Maranhão. Sempre estive ao lado de quem acredita na liberdade, na democracia e nos valores que sustentam nossas famílias. Se o momento exigir um novo desafio, não faltará coragem. O que está em jogo é maior do que projetos pessoais. O Maranhão não ficará sem voz. Seguimos firmes, com fé em Deus e confiança no povo, prontos para o combate”, declarou.

Assista:

    

22 junho 2026

Cidadãos podem enviar propostas para o Orçamento Participativo 2027 a partir desta segunda-feira (22)


Cidadãos podem enviar propostas para o Orçamento Participativo 2027 a partir de segunda-feira (22)

 Sugestões enviadas pela população serão analisadas durante a elaboração da LOA 2027. (Foto: Ana Maria Nascimento)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo), disponibiliza a partir desta segunda-feira (22) o Orçamento Participativo 2027. A ferramenta permite que moradores enviem sugestões para contribuir com a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), documento que define a aplicação dos recursos públicos municipais no próximo exercício.

O acesso é realizado de forma online, por meio do site oficial da Prefeitura, e ficará disponível até o dia 22 de julho. Durante esse período, os cidadãos podem registrar propostas relacionadas a diferentes áreas da administração pública clicando aqui.

A secretária adjunta da Sefazgo, Cristiane de Sousa Ferreira, explica que o processo foi estruturado para ampliar a participação da população na construção do orçamento municipal. “Quando o cidadão acessa o link, ele encontra um glossário explicando o que é o orçamento participativo, como pode contribuir, além de informações sobre criação e indicação de programas e ações. Também há um resumo sobre a lei orçamentária e um espaço para que ele registre sua sugestão e seus dados”.

O Orçamento Participativo é um mecanismo que permite aos cidadãos apresentarem demandas, sugestões e prioridades para auxiliar no planejamento das ações do município. As contribuições podem contemplar diferentes áreas da administração pública, como infraestrutura, educação, saúde, mobilidade urbana, assistência social e serviços públicos em geral.

Após o encerramento do prazo de participação, todas as contribuições recebidas passam por análise técnica da equipe de Gestão Orçamentária. Em seguida, as sugestões são encaminhadas às secretarias responsáveis pelas áreas relacionadas aos pedidos apresentados.

Para a secretária adjunta, a participação popular contribui para que a administração municipal tenha conhecimento das necessidades observadas pelos moradores em diferentes regiões da cidade. “Imperatriz é uma cidade grande. Quando você percebe que algo pode melhorar na sua região ou no ambiente em que vive, você pode apresentar essa sugestão para que a gestão tenha conhecimento das necessidades da população”.

Cada secretaria avalia a viabilidade das sugestões considerando o planejamento em elaboração e a disponibilidade orçamentária prevista para o exercício. Quando possível, as propostas podem ser incorporadas ao orçamento municipal. Essas informações servirão de base para a análise técnica das secretarias e para a construção do planejamento orçamentário de 2027.

17 junho 2026

Roseana e Eliziane lideram em rejeição em pesquisa para o Senado




A mais recente pesquisa eleitoral realizada no Maranhão pelo IPPI Pesquisas e Consultorias divulgada pelo Café Quente revelou um dado que chama atenção na disputa pelas duas vagas ao Senado Federal em 2026: a ex-governadora e deputada federal Roseana Sarney (MDB) e a senadora Eliziane Gama(PT) aparecem como as candidatas com maior índice de rejeição entre os nomes testados.

De acordo com o levantamento, ao serem questionados sobre em quem não votariam para senador, 16,9% dos entrevistados citaram Roseana Sarney. Em seguida aparecem Eliziane Gama (PT), com 13,7%, André Fufuca (PP), com 6,7%, Roberto Rocha (Novo), com 5,5%, e Weverton Rocha (PDT), com 4,7%.



Os demais nomes registraram índices menores de rejeição: Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) aparece com 3,5%, Simplício Araújo (DC) com 2,5%, Antônia Cariongo (PSOL) com 2,4%, Duarte Júnior (Avante) com 2,3%, Dr. Hilton Gonçalo (Mobiliza) com 2,1% e Franklin Douglas (PSOL) com 1,6%.

Apesar de liderar a rejeição, Roseana também aparece na dianteira das intenções de voto para o Senado, evidenciando um cenário de forte polarização em torno de seu nome.

Intenções de voto para o Senado
Na disputa senatorial, em que cada eleitor poderá escolher dois candidatos, Roseana Sarney lidera o primeiro voto com 17,4% das intenções. Em seguida aparecem Weverton Rocha (PDT), com 14,1%, Duarte Júnior (Avante), com 10,2%, Eliziane Gama (PT), com 8,6%, Roberto Rocha (Novo), com 8,3%, André Fufuca (PP), com 6,2%, e Pedro Lucas Fernandes (União Brasil), com 4,2%.

Os indecisos somam 15,8%, enquanto 10,2% afirmaram votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados.

No cenário do segundo voto para senador, os indecisos lideram com 27,5%, seguidos por brancos, nulos ou nenhum, com 17,6%. Entre os candidatos, Roberto Rocha aparece com 10,1%, Weverton Rocha com 9,3%, Roseana Sarney com 8,6%, Eliziane Gama com 6,7%, André Fufuca com 6,3%, Duarte Júnior com 5,4% e Pedro Lucas Fernandes com 4,3%.

A pesquisa também avaliou a corrida pelo Palácio dos Leões. No cenário estimulado, o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide, lidera com 41,1% das intenções de voto.

Na segunda colocação aparece Orleans Brandão (MDB), com 23,7%, seguido por Felipe Camarão (PT), com 6,1%, Lahesio Bonfim (Novo), com 5,5%, André Luís (Missão), com 2,6%, e Enilton Rodrigues (PSOL), com 0,9%.

Outros 13,5% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder, enquanto 6,5% declararam voto branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados.

Considerando apenas os votos válidos, Eduardo Braide alcança 51,5%, contra 29,6% de Orleans Brandão e 7,6% de Felipe Camarão.

Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 13 de junho de 2026, ouvindo 1.500 eleitores em 79 municípios maranhenses. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-03193/2026

Justiça revoga prisão de ex-diretor investigado por estupro de crianças em creche de Timon




A Justiça do Maranhão revogou a prisão preventiva de Alberto Luiz Freitas Monção, de 49 anos, ex-diretor adjunto de uma creche municipal de Timon, investigado por estupro de vulnerável contra crianças de 2 a 3 anos de idade.

A decisão foi tomada pelo juiz Rogério Monteles, da 1ª Vara Criminal de Timon, após entender que o Ministério Público não apresentou a denúncia dentro do prazo legal e concordou com uma prorrogação considerada incompatível com os prazos previstos no Código de Processo Penal.

Com a decisão, o investigado, que estava preso preventivamente desde 27 de maio, vai responder ao processo em liberdade. No entanto, ele deverá cumprir medidas cautelares impostas pela Justiça.

Segundo o magistrado, a demora na apresentação da denúncia retirou a justificativa para a manutenção da prisão preventiva. O juiz destacou que o prazo solicitado pela autoridade policial e aceito pelo Ministério Público extrapolou os limites estabelecidos pela legislação processual.

Apesar da soltura, a Justiça entendeu que os riscos apontados no processo podem ser controlados por meio de medidas cautelares alternativas, sem a necessidade de manter o investigado preso durante o andamento da ação.

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) investiga se seis crianças, de 2 e 3 anos, foram vítimas de violência sexual na Creche Municipal Vila João Reis, em Timon. A apuração avançou após mães procurarem a Delegacia Especial da Mulher (DEM) da cidade, depois da prisão do ex-diretor adjunto Alberto Luiz Freitas Monção, de 49 anos.

O caso começou com uma criança de 3 anos, aluna da creche. Segundo a polícia, a violência foi confirmada por laudo pericial.

A delegada Lorena Alves, titular da Delegacia Especial da Mulher de Timon, disse que várias mães procuraram a unidade após a divulgação do caso. Algumas queriam saber se os filhos apareciam nas imagens analisadas pela polícia. Outras registraram boletim de ocorrência, e as crianças foram encaminhadas para perícia.

A delegada afirmou que há relatos de novas possíveis vítimas. Entre elas, estão meninos com mudanças de comportamento e duas meninas que, segundo as famílias, podem apresentar sinais físicos.

“Os meninos, do sexo masculino, apresentaram comportamentos diferentes nesses últimos dias, segundo as mães narraram. (…) E, sobre as meninas, já há notícias de duas meninas também, que possivelmente a gente vai encontrar alguma materialidade, porque estariam lesionadas”, afirmou Lorena Alves.

Três mães relataram mudanças de comportamento em meninos de 2 e 3 anos, segundo a delegada. As crianças passaram a expor e manipular as partes íntimas de forma incomum, o que levantou suspeitas e levou as famílias a relacionarem os sinais ao caso.

No caso das meninas, a delegada disse que algumas apresentaram dores e desconforto, inicialmente interpretados como assaduras pelas mães.

A investigação considera relatos das famílias, mudanças de comportamento, exames periciais e imagens do circuito interno da creche.

Prefeito de Morros rompe com Fufuca após anúncio de aliança com Braide

 

O prefeito do município de Morros, conhecido popularmente como Paraíba (PL), fez nesta quarta-feira, 17, um duro pronunciamento rompendo oficialmente com o deputado federal André Fufuca (PP).

A reação do gestor municipal ocorre após o anúncio de Fufuca como pré-candidato ao Senado na chapa de oposição liderada por Eduardo Braide (PSD).

No vídeo, Paraíba classificou a mudança de postura do deputado como um ato de “ingratidão” e anunciou que seu novo pré-candidato ao Senado será Hilton Gonçalo (Mobiliza).

“Dei minha palavra para ele. E, infelizmente, a gente achando que ele estava no grupo do nosso governador Carlos Brandão, juntamente com o nosso pré-candidato Orleans Brandão, sendo da chapa de Senado do governo do Estado. E simplesmente a gente se deparou com uma declaração e simplesmente com o apoio que ele na verdade deu ao Eduardo Braide”, desabafou o prefeito.

E completou: “Eu quero te dizer, Fufuca, que a partir de hoje eu não voto mais em ti. Sabe por quê? Porque eu estou vendo em você que você não tem gratidão às pessoas que lhe abraçaram, como o governador Carlos Brandão. (…) Se você não valorizou o governador, você vai honrar, você vai respeitar o prefeito? Você não vai respeitar.”

Paraíba comunicou de forma clara que abrirá espaço em sua região para os nomes que se mantiverem fiéis ao Palácio dos Leões. Ele confirmou o apoio imediato a Hilton Gonçalo e abriu as portas para outros nomes alinhados à base governista.
“A partir de hoje, eu só tenho um candidato a Senado, que é Hilton Gonçalo. A partir de hoje, eu estou levando e vou abrir aqui espaço para outros pré-candidatos a Senado que estejam na chapa do nosso governador Carlos Brandão”, garantiu.

16 junho 2026

IPS: oito municípios do Maranhão estão entre os 10 piores do Nordeste em qualidade de vida. Três estão na Região Tocantina

 

Entre os 10 piores do nordeste 8 municípios maranhenses e 3 da região tocantina, uma região próspera mas que amarga números desastrosos.

É ao mesmo tempo surpreendente e constrangedora a revelação de que, segundo o Índice de Progresso Social Brasil (IPS) 2026, nada menos oito dos dez municípios nordestinos com pior qualidade de vida estão no Maranhão. Nesse ranking denunciador apenas um município da Bahia e um de Pernambuco. Nenhum do vizinho Piauí.

Os maranhenses são Peritoró, Cajari, Marajá do Sena, Amarante do Maranhão, Fernando Falcão, São Félix de Balsas, Arame e Montes Altos.

O Índice de Progresso Social (IPS) Brasil é definido a partir das informações de 57 indicadores colhidos em fontes públicas oficiais, e usa uma metodologia que avalia o desempenho dos municípios em necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades. A pontuação varia de zero a 100 e considera fatores ligados à saúde, educação, segurança, moradia, saneamento básico, inclusão social, acesso à informação e qualidade ambiental.

Governado pelo médico Josué Pinho da Silva Jr., mais conhecido como “Doutor Jr.” (PP), Peritoró (20,7 mil habitantes) é o último da fila, o que lhe impõe a condição de ser o município com pior qualidade de vida do Maranhão, de todo o Nordeste, e que ocupa a 5.555ª posição entre os 5.570 municípios brasileiros.

A situação lastimável dos oito piores municípios maranhenses coloca o Maranhão numa posição constrangedora, que alimenta o adjetivo de “pior” estado do Brasil, em que pesem os muitos esforços feitos para mudar de vez essa imagem incômoda. Ao mesmo tempo, coloca os prefeitos dessas unidades municipais na berlinda e diante do desafio de reverter essa realidade.

Nesse contexto, a revelação atinge em cheio o prefeito de Arame, Pedro Fernandes (União). Ex-vereador de três mandatos em São Luís e deputado federal por cinco mandatos consecutivos, tendo entrado para a história da Câmara Federal por não haver faltado a nenhuma sessão durante essas duas décadas, Pedro Fernandes elegeu-se prefeito de Arame em 2020 e se reelegeu em 2024 com a marca de político sério e comprometido com o projeto maior de melhorar qualidade de vida do povo maranhense.

Sua reeleição se deveu ao fato de Pedro Fernandes ter sido apontado como um dos mais eficientes e corretos prefeitos do Maranhão, o que leva à indagação: por que, então, a maioria dos 20,7 mil habitantes de Arame vive numa situação tão ruim, como aponta o IPS?  A indagação vale para os prefeitos os outros sete municípios maranhenses listados pelo IPS, a começar pelo de Peritoró.

reporter tempo por Ribamar Corrêa

Justiça suspende pagamentos de contratos de terceirização em Buriticupu

 

A pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Buriticupu, o Poder Judiciário determinou, em 12 de junho, em tutela de urgência, a tomada de várias medidas para garantir a transparência de contratos de terceirização mantidos pelo Município.

Proferidas pela juíza Laís Suelem Silva Araújo Lima, as determinações acolhem as solicitações feitas pelo promotor de justiça Felipe Augusto Rotondo, em Ação Civil Pública, ajuizada em 23 de dezembro de 2025, a partir de denúncia registrada na plataforma Fala.BR, da Controladoria-Geral da União (CGU), sobre os contratos.

Além da existência de contratos de terceirização de mão de obra sem divulgar informações no Portal da Transparência do Município, foram identificados pagamentos superiores a R$ 22 milhões ao Instituto Mais Integração Social (IMIS) e mais de R$ 3,6 milhões ao Instituto Alvorecer, sem disponibilizar documentos e informações exigidos pela legislação de transparência pública.

Foram constatadas, ainda, divergências entre informações divulgadas pelo Município e os contratos e pagamentos para terceirização de serviços. Além disto, foi observada a omissão de informações sobre contratos, processos licitatórios, empenhos, liquidações, notas fiscais e outros documentos sobre as contratações.

A cidade de Buriticupu está sob o comando do vice-prefeito, José Antônio Lisboa Mendes, desde o fim de maio, quando o prefeito, João Carlos da Silva, foi afastado por decisão judicial, também a pedido do MPMA.

Gilberto Léda

Advogado que atuava em Arame é condenado a sete anos de prisão por desvios de recursos de clientes vulneráveis

 


Uma ação penal movida pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria de Justiça de Arame, levou à condenação do advogado Wender Lima de Lima, no dia 4 de junho, à pena de sete anos e quatro meses de reclusão em regime inicial fechado pelo crime de apropriação indébita majorada pelo exercício da profissão.

A sentença foi assinada pelo juiz Calleb Mariano Ribeiro, que responde pela Vara da Comarca de Arame. A denúncia é de autoria do promotor de justiça Felipe Augusto Rotondo, que responde pela Promotoria de Arame.

Como ainda foi denunciado pelos crimes de falsidade ideológica e fraude processual qualificada, o réu também foi condenado a 11 meses de detenção e ao pagamento de R$ 207.866,50, a título de reparação mínima pelos danos materiais causados às vítimas atingidas pelas condutas ilícitas.

ENTENDA O CASO

Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público, o advogado aproveitou-se de sua atividade profissional para efetuar o levantamento de 25 alvarás judiciais e homologações de acordos de clientes em situação de hipervulnerabilidade, que incluíam pessoas idosas, analfabetos e indígenas da etnia Guajajara.

As investigações demonstraram que ele realizou saques em espécie e transferências dos valores diretamente para suas contas bancárias, retendo integralmente o dinheiro das causas e deixando seus representados desamparados.

A acusação também apontou que, após ser notificado pelo Ministério Público, o profissional tentou obstar a persecução penal apresentando oito “Termos de Adimplemento” ideologicamente falsos. Para tanto, utilizou-se de artifícios para colher assinaturas de testemunhas em folhas de papel totalmente em branco — sob a alegação de que seriam apenas protocolos do juízo devido à pandemia —, preenchendo-as posteriormente com falsas declarações de quitação financeira para tentar induzir o órgão ministerial a erro.

ATUAÇÃO INSTITUCIONAL

O promotor de justiça Felipe Rotondo destacou que a atuação do Ministério Público buscou não apenas garantir a estrita responsabilização penal do acusado por violações graves à ética e à lei penal, mas concentrou-se fortemente na proteção de pessoas em severa condição de vulnerabilidade. “O foco da instituição pautou-se na prevenção da revitimização e no respeito à integridade física, social e psicológica das pessoas lesadas”, afirmou.

15 junho 2026

Esquema que desviou R$ 9,6 milhões de emendas tinha ligação com facção, diz MP

 


O grupo criminoso alvo de uma operação coordenada pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA), nesta segunda-feira (15), teria desviado cerca de R$ 9,6 milhões em verbas parlamentares destinadas a projetos sociais. Segundo as investigações, o esquema também apresentava indícios de ligação com facção criminosa por meio de um núcleo armado e de intimidação.

A operação cumpriu mandados de prisão preventiva contra os investigados Evania Maria Sousa Nicacio, Lucivânia Martins Alves Siqueira, José Roberto Santos Cunha e Cristiana Serra Duarte Cunha, além de buscas e apreensões em 12 endereços. Os alvos são investigados por integrar uma organização criminosa voltada ao desvio de verbas públicas oriundas de convênios e emendas parlamentares, lavagem de dinheiro e associação com facção criminosa.

Segundo as investigações, o grupo teria criado uma sofisticada rede formada por empresas de fachada, operadores financeiros, agentes políticos e colaboradores encarregados de ocultar a origem e a destinação de recursos que deveriam ser aplicados em projetos sociais voltados à população mais vulnerável. As apurações apontam um dano aos cofres públicos de aproximadamente R$ 9,6 milhões.

Mais do que um esquema financeiro, a investigação revelou indícios de um núcleo armado e de intimidação vinculado, à época dos fatos, à facção criminosa Primeiro Comando do Maranhão (PCM), com atuação em comunidades da capital. Segundo o Ministério Público, parte dos recursos desviados teria sido usada para sustentar uma verdadeira rede de proteção privada, voltada a blindar a liderança do grupo e a impor o silêncio aos moradores das áreas sob domínio da organização.

A decisão judicial destacou que o crime de organização tem natureza permanente e que a prisão preventiva mostrou-se indispensável para interromper a atuação do grupo, frear a reiteração delitiva e garantir a ordem pública, não havendo outra medida cautelar alternativa capaz de produzir o mesmo efeito.

Parecer aponta falhas e MP aprofunda investigação sobre concurso em Jenipapo dos Vieiras

 

Prefeito  Arnobio Martins

A contratação da Fundação de Apoio Tecnológico (FUNATEC) para organizar o próximo concurso público de Jenipapo dos Vieiras passou a ser alvo de investigação do Ministério Público do Maranhão.

A 1ª Promotoria de Justiça de Barra do Corda converteu em inquérito civil o procedimento que apura a legalidade do contrato firmado pela Prefeitura com a entidade.

No centro da apuração está a Dispensa de Licitação nº 011/2025, mecanismo utilizado pela administração municipal para delegar à fundação a execução do certame. A investigação avançou após a emissão do Parecer Técnico nº 181/2026-GPGJ, da Procuradoria-Geral de Justiça, que apontou possíveis irregularidades formais no processo que dispensou a realização de concorrência pública.

Como parte das diligências, o prefeito  Arnobio Martins foi notificado a apresentar, no prazo de dez dias úteis, documentação e esclarecimentos que justifiquem a contratação da FUNATEC por dispensa de licitação. Dependendo das informações prestadas e da conclusão das investigações, o caso poderá resultar em recomendações, medidas judiciais ou até mesmo na suspensão do concurso público.

Entidades repudiam ataques do vereador Daniel Barros contra jornalista de Caxias


Foto Reprodução

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Maranhão (Sindjor-MA) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgaram uma nota pública de repúdio contra o vereador de Caxias, Daniel Barros, em razão de declarações consideradas ofensivas e reiteradas contra a jornalista e secretária municipal de Comunicação de Caxias, Marcela Ramos Oliveira.

No documento, as entidades afirmam que o parlamentar teria ultrapassado os limites da atividade política ao promover o que classificam como campanhas de desinformação e ataques pessoais contra a profissional. Segundo a nota, Marcela foi alvo de acusações sem provas, sendo chamada de “criminosa” e “manipuladora”, além de ter tido dados pessoais expostos indevidamente.

O Sindjor-MA e a Fenaj destacam que repudiam qualquer forma de linchamento virtual e a imputação de crimes sem comprovação.

Postagem em destaque

Diabetes afeta a circulação de forma silenciosa e aumenta o risco de lesões nos pés

  No Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho, especialista alerta para os impactos da doença nos vasos sanguíneos, nos rins e na ...