14 novembro 2009

"PSOL pode apoiar Marina"

Perspectiva previu: PSOL fará consultas e pode se unir com Marina

O blog-site faz sua analise:
Embora uma união entre PV e PSOL em 2010, leia-se Marina Silva e Heloísa Helena, seja um pouco complicada, não é impossível.
Por mais que alguns digam que o PSOL pode acabar rejeitando a aliança por entender que o PV pode, de certa forma, se colocar como linha auxiliar da oposição, apoiando o candidato tucano em um possível segundo turno, uma união entre Heloísa e Marina não está totalmente descartada.
O Perspectiva previu, há meses, que isso poderia acontecer:
Corre a informação de que o PSOL cogita, dependendo das circunstâncias, apoiar o projeto presidencial da ex-Ministra Marina Silva, que deve concorrer ao Planalto pelo PV em 2010.
Parece que tudo vai depender de como a candidatura verde for construída na pré-campanha. Se a Senadora Marina se apresentar como terceira via, o PSOL deve estar com ela. Por outro lado, se a candidatura do PV constituir algo próximo de uma linha auxiliar do projeto presidencial tucano, o PSOL deve ficar de fora. Alegam os membros do partido que ficariam sem discurso se encaixar em um projeto desse tipo.
Enquanto isso, a candidatura de Heloísa Helena à Presidência fica em aberto. É forte a possibilidade de ela concorrer apenas ao Senado por Alagoas, deixando o caminho aberto para o seu partido apoiar o PV, se for preenchido, claro, o requisito explicado no parágrafo anterior.
Pois bem. Confiram o que informa o Globo:
“O PSOL está mais perto de apoiar a candidatura à Presidência da senadora Marina Silva (PV-AC). O partido decidiu nesta quinta-feira promover consultas em busca desta adesão.
- Marina é uma hipótese que vai ser testada - disse à Reuters Afrânio Boppré, secretário-geral do PSOL, após reunião da Executiva em Brasília que definiu a estratégia da legenda para as eleições presidenciais de 2010.
As consultas serão feitas à própria Marina, a setores da sociedade civil, movimentos sociais e aos partidos PSTU e PCB. As duas siglas apoiaram em 2006 a candidatura derrotada da ex-senadora Heloisa Helena, hoje vereadora em Maceió e presidente do PSOL.
As duas siglas têm similaridades no discurso. Ambas pregam que a polarização entre dois projetos (PT e PSDB) não interessa ao país e que é preciso oferecer uma alternativa nas eleições. Existem, no entanto, princípios a serem afinados.
- A questão ambiental é importante, mas não podemos ter uma candidatura monotemática. É preciso incluir a política econômica neste debate - afirmou Boppré.
Ex-ministra do Meio Ambiente de 2003 a 2008, Marina é identificada com as bandeiras ambientalistas. “

perspectivapolitica.com.br/

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Operação da PF prende em Imperatriz, homem que divulgava imagens de exploração sexual infantil na internet

  Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã da última sexta-feira (26), um mandado judicial de busca e apreensão na...