18 março 2010

Sem campanha, mais de 1 em cada 3 brasileiros já escolheram Serra

A única constatação sólida em relação às pesquisas eleitorais realizadas até o presente momento é que José Serra(PSDB), sem fazer campanha, sem ter confirmado a sua candidatura (as pesquisas ainda colocam Aécio Neves como segunda opção), sem andar pelo Brasil, já conquistou mais de um em cada três brasileiros. Pode subir três pontinhos ali, descer dois pontinhos aqui, mas a realidade é esta: sem campanha, sem anúncio, sem máquina pública, mais de um a cada três brasileiros já definiram o seu voto em Serra. Nos últimos dois anos, Dilma Rousseff esteve em campanha aberta, anunciada como a candidata de Lula. Se este fato fosse tão decisivo assim, com tamanha exposição, a candidata petista já teria uma intenção de voto muito maior. Nos últimos seis meses, a campanha ficou aberta e declarada, escancarada criminosamente, pois nunca nesse país foram inauguradas tantas promessas de obras faraônicas. Nem isso fez com que a candidata petista ultrapassasse o tucano. Nos últimos três meses, o financiamento público de campanha foi testado na prática com Dilma: todo o tipo de recurso do governo federal foi usado para alimentar a sua candidatura, desde a agenda politiqueira até o investimento comprador de votos. Nem assim Dilma chegou aos 40% que Lula, em 2006, exatamente nesta data, já tinha alcançado, mesmo depois de todo o desgaste do mensalão. Os petistas traduzem os números das pesquisas como se Dilma fosse viver um fenômeno de transfiguração, ganhando um buço, ficando com a lingua presa, o dedinho encurtando a cada dia, para chegar lá em outubro com a cara e o corpo de Lula, um novo Lula, um clone do Lula. Missão impossível. O que vai ocorrer de agora em diante, quando os dois candidatos forem a campo, é que Serra vai recuperar parte das intenções de voto que perdeu por não se lançar candidato. E que se aproxime dos 40%. Por sua vez, a tendência é que Dilma, como foi mostrado nos últimos 15 dias, intervalo entre a pesquisa Datafolha e a pesquisa Ibope, fique estabilizada. Atenção: não considerar as pesquisas da Sensus e da Vox Populi, que não serão consideradas pelo Jornal Nacional, pois estas já tem os resultados prontos, na gaveta, uma dando um empate e a outra Dilma dois pontinhos à frente, lá no início de abril. Podem escrever e cobrar. A campanha eleitoral já começou há dois anos para o PT e eles, sem oposição e com a máquina na mão, conseguiram ter apenas 30% das intenções de voto. Serra, por sua vez, tem 35%, sólidos e concretizados. Enquanto o tucano precisa apenas 15% mais 1, a petista precisa 20% mais 1. Quem terá mais vantagens a partir de 3 de abril, sem usar a máquina pública e os benefícios dos cargos? José Serra, que ainda não fez uma única viagem pelo Brasil ou Dilma, que está há dois anos no palanque ao lado de Lula? A resposta parece óbvia, só não enxerga quem não quer. A candidata não vai virar uma mulher barbuda, falando com a lingua presa e acenando uma mãozinha com quatro dedos. Ela vai ter que ser ela mesma. E isso é muito pouco para derrotar José Serra.

2 comentários:

Jurema Cappelletti disse...

Holden, perdáo pela insistencia. Mas é impossível que Dilma, sendo ainda desconhecida por grande parte da populacao, esteja tao bem nas pesquisas.

Junto com L.I. está se aproveitando de propaganda enganosa para convencer os ignorantes antem de um poder que a candidata náo tem/

Holden Arruda disse...

Eu insisto em afirmar a mesma tese. Não ha matematica que comrove tal afirmação .

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