20 fevereiro 2011

Veículos fazem transporte escolar irregular em Imperatriz. Veja regras para o transporte


Imagem de um veículo que transporta crianças para escola. O aviso está no vidro traseiro e informa telefone e o tipo de serviço. Observe a sinalização traseira do lado esquerdo quebrada.

Em alguns estados existem lei especifica e vistoria no veiculo a cada 6 meses, mas onde não exista, se aplica o Codico de Trânsito Brasileiro.

Os artigos 136, 137, 138 e 139  ­ CTB ­ especificam regras gerais para o transporte escolar. O motorista deve ser maior de 21 anos, ter carteira de habilitação categoria D e não ter cometido certas infrações no último ano, além de passar por um curso específico para a função. O veículo deve ter faixa amarela horizontal com a inscrição "Escolar", tacógrafo, equipamentos obrigatórios, além de cintos de segurança em número igual à lotação do transporte, entre outros. E é aí que começa o problema. "A criança que vai na escola numa van pode ser muito pequena como pode ser maior. A utilização do cinto passa a ter variantes que fazem bastante diferença", explica J. Pedro Corrêa, especialista em segurança no trânsito e membro do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, PVST. (UOL)

VEJA ABAIXO ALGUMAS REGRAS PARA O TRANSPORTE ESCOLAR

Regras instantaneas. Não pode deixar de ter.
# A faixa de identificação que deve estar nos veículos de transporte escolar tem de obedecer especificações: ter 40 cm de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroceria na cor amarela ou em preto caso o veículo seja amarelo.
# Cabe aos municípios a fiscalização das regras de transporte escolar estabelecidas pelo Contran e pelos Detrans regionais.
# Em São Paulo, os veículos de transporte escolar devem seguir as seguintes padronizações dos bancos: assentos com, no mínimo, 30 cm de largura para cada criança com até 12 anos incompletos e distância de, no mínimo, 23 cm entre os assentos.

O que o Código de Trânsito Brasileiro prevê quanto ao transporte escolar
Para o veículo
# Ter registro como veículo de passageiros;
# Realizar inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança junto aos órgãos regionais;
# Ter pintura de faixa horizontal na cor amarela, com 40 centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroceria, com o dizer "Escolar", em preto, sendo que, em caso de veículo de carroceria pintada na cor amarela, as cores indicadas devem ser invertidas;
# Possuir tacógrafo;
# Ter lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira;
# Oferecer cintos de segurança em número igual à lotação;
# Obedecer outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Contran.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Operação da PF prende em Imperatriz, homem que divulgava imagens de exploração sexual infantil na internet

  Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã da última sexta-feira (26), um mandado judicial de busca e apreensão na...