15 dezembro 2011

PDT do Maranhão, ainda não há nada definido em relação à nova Comissão Provisória


Julião Amim
Apesar de a semana inteira ter sido divulgado que o novo presidente da Comissão Provisória estadual  do PDT seria o ex-deputado federal Julião Amim, ainda não está definido isso pela executiva nacional. 

Lideranças do partido de todo o estado não aceitam a saida de Igor Lago da presidencia, no que entendem ser um verdadeiro golpe de um setor minoritário do partido que ambiciona dirigir o partido. Dizem que quando Jackson Lago ainda era vivo, mas  agonizava em São Paulo, eles já se movimentavam nesse sentido.
Dirigentes pedetistas da capital e do interior (entre os quais membros da família Lago), deputados como Valéria Macedo, o prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, o ex-deputado Chico Leitoa e militantes históricos como Neiva Moreira, assinaram um documento que foi enviado a direção nacional do PDT solicitando que, antes de qualquer atitude a ser tomada pela mesma para a formação da Comissão Executiva Provisória Estadual, a nova composição seja discutida com o partido no estado.
Chico Leitoa

“O objetivo é que possamos discutir com os membros locais as diretrizes do partido e daí formamos sua direção, e não ser imposta sob a vontade de poucos membros”, afirmou o ex-deputado Chico Leitoa ao blog.

Leitoa disse ter ido a Brasília conversar com a Executiva Nacional e feito tais ponderações. Vale agora aguardar o desenrolar dos fatos.
Igor Lago
O médico Igor Lago enviou uma nota aos aos dirigentes e demais filiados  do PDT em todo o Maranhão, em que afirma que está aguardando o cumprimento do que foi acordado no último encontro da direção nacional do PDT em Fortaleza-CE e gradece a solidariedade que vem recebendo da maioria do partido. 
"Gostaria de registrar a minha mais sincera gratidão a todos os companheiros e companheiras que nos tem estimulado em travar mais essa batalha, especialmente aos queridos Neiva Moreira e sua esposa Vânia, pelo apoio e solidariedade; à Clay, Wagner e todos os nossos familiares, assim como àqueles que nos atendem com calor e estímulo pelo Maranhão adentro", diz Igor Lago.
Leia abaixo, na integra, a carta de Igor Lago:
 São Luis, 14/12/2011.
Companheira(o)s do Partido Democrático Trabalhista do Maranhão,
Como presidente da Comissão Provisória de nosso partido até o dia 01 de dezembro, estamos aguardando o cumprimento do que foi acordado no último encontro entre alguns membros de nosso partido maranhense e o presidente licenciado (ex-ministro Carlos Lupi) e o secretário geral nacional (Sr. Manoel Dias) no último 21 de outubro em Fortaleza-CE, onde tivemos a oportunidade de apresentar aos dois, os resultados de todo um trabalho feito “coletivamente” em prol do desenvolvimento de nosso partido.

Temos plena consciência de que representamos os anseios de sua grande maioria por nos pautarmos pela correção, humildade e sensatez no trato das coisas partidárias que visaram a sua reorganização no estado.

Como ainda não houve a prorrogação de nossa Comissão Provisória pela Executiva Nacional, muitos companheiros e companheiras elaboraram uma carta que está sendo assinada desde a última sexta-feira, por nossos fundadores, militantes históricos, deputados e ex-deputados, prefeitos e ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores, secretários e ex-secretários e presidentes de comissões provisórias e diretórios.

Tudo o que queremos é que a Executiva Nacional considere a história de nosso partido e que reconheça o desejo da imensa maioria de seus membros, que é o de prorrogar a Comissão Provisória Estadual por 90 dias, sem excluir ninguém, e marque uma data para a realização de uma convenção para a escolha do Diretório Estadual.

Assim, estaremos reforçando a nossa natureza democrática, o que é salutar para qualquer partido que pretenda lutar pela melhora de nossa democracia e realidade social. Igualmente, estaremos cumprindo com as boas práticas partidárias e dando a oportunidade àqueles que discordam da nossa condução para formarem sua chapa e disputarem o Diretório.

Estamos cientes de nosso dever, pois aceitamos um desafio não somente de reorganizar o partido, como o de colocá-lo à altura das exigências do momento. O nosso estado perdeu a sua grande liderança popular quem, antes de partir para tratamento de saúde, orientou na formação da última comissão provisória para enfrentar os novos desafios após a cassação e a derrota eleitoral numa eleição extremamente desigual e desfavorável. Queria o seu partido coeso e representativo, com as suas principais lideranças no comando dessa etapa que se anunciava difícil, e que a estamos enfrentando sem a sua presença. 
O Maranhão precisa de um grande partido popular! Hoje, estamos órfãos de um líder à altura desse momento. Mas, se tivermos consideração e reconhecimento de nossos companheiros nacionais, não nos faltarão esforços no sentido de preencher esse vazio com um partido formado por valorosos companheiros e companheiras forjados na luta popular e democrática (e, não menos importante, com experiências administrativas diversas!), que lute por melhores condições de vida para a nossa gente.

Gostaria de registrar a minha mais sincera gratidão a todos os companheiros e companheiras que nos tem estimulado em travar mais essa batalha, especialmente aos queridos Neiva Moreira e sua esposa Vânia, pelo apoio e solidariedade; à Clay, Wagner e todos os nossos familiares, assim como àqueles que nos atendem com calor e estímulo pelo Maranhão adentro.

O PDT É MAIOR!

Saudações Trabalhistas!

Igor Lago. Membro do Diretório Nacional do PDT.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Lajeado Novo e Carolina devem devolver recursos recebidos irregularmente por manipular dados do EJA

Na Região Tocantina, as cidades de Lajeado Novo e Carolina estão na lista da auditoria dos tribunais, e devem seguir o mesmo fim de outras c...