11 janeiro 2012

Madeira não persegue adversários...

...mas não pode se deixar responsabilizar juridicamente por erros cometidos por eles na má gestão do município.

O Maranhão inteiro tem visto o esforço que o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), tem feito para manter uma boa convivência com adversários políticos e contrários em geral.
Sebastião Madeira
Homem de resultados, Madeira costuma dizer que não olha para o retrovisor e exercita plenamente isso, conversando, buscando parcerias para poder governar, afastando do caminho as "más querencias" e procurando dar respostas positivas para a população que o elegeu.

Mas, infelizmente, seu excesso de boa vontade não lhe permite deixar que a administração pública trave por culpa de má gestão de pessoas que já governaram o município e foram incompetentes ou relapsas com a coisa pública.

Mesmo que Madeira quisesse, a famosa Lei de Responsabilidade Fiscal, LRF, não permite ser violada impunemente. Descumpri-la, seria se colocar no lugar daqueles que a infringiram e deixaram verdadeiras bombas relógios, que aos poucos vem explodindo, uma atrás da outra, desde os primeiros dias de 2010, causando inadimplência, prejuízo ao erário e vários transtornos administrativos.

Segundo informam alguns blogs da cidade, recentemente o governo municipal teve o FPM bloqueado mais uma vez, por conta de "uma lambança, feita pela gestão anterior, do então prefeito Ildon Marques, gerando uma sangria de quase três milhões de reais nos cofres da Prefeitura. Ou Madeira pagava ou de fato o bloqueio seria feito".

 "Trata-se daqueles formulas mirabolantes apresentadas por essas empresas “caça níquel”que aparece prometendo suspender o pagamento das obrigações das Prefeituras com o INSS. De fato, até que consegue por algum tempo o problema é: a divida existe e lá na frente “a bolha estoura” e quem termina pagando o pato é a população. No caso de Imperatriz o acumulado chegou a quase três milhões de reais não havendo outro remédio: ou o Madeira ia pra Justiça pra ganhar tempo com a divida aumentado a cada dia, ou liquidava tudo de uma vez. Responsavelmente preferiu a segunda opção", diz o blog do Holden Arruda.

Nesse caso, não sei se o prefeito Madeira entrou com alguma ação contra o gestor anterior Ildon Marques - se não o fez deve fazer -, mas em outras ocasiões teve que apelar contra o ex-prefeito Jomar Fernandes, outro que também vive ás voltas com a Justiça, por conta do tempo em que governou Imperatriz. Dizem que Jomar já andou se queixando que está sendo perseguido pelo atual prefeito Sebastião Madeira. Mas a grande verdade é que na maioria das vezes não dá para tapar o rombo sem responsabilizar quem foi o causador.

Jomar e Ildon: Despreparados, incompetentes ou relapsos?
Jomar Fernandes
Particularmente tenho uma decepção muito grande com Jomar Fernandes e Ildon Marques, como administradores (da coisa pública).

O primeiro, Auditor Fiscal do Estado, esperava-se que fosse mais atento com as contas públicas. Ledo Engano: abriu as pernas e em dado momento sequer tomava conhecimento do que estava ocorrendo em sua administração, que acabou em um grande caos, com salários atrasados e obras inacabadas.
O segundo, Ildon Marques, rico, festejado como um grande empresário, zeloso em pagar suas contas, até demonstrou organização quando foi interventor, logo após a malfadada era davisista em que descambou no assassinato do prefeito Renato Moreira e a ascensão e queda de Salvador Rodrigues.

Ildon Marques
A cidade se animou, mas durou pouco o zelo e austeridade de Ildon Marques. Depois de eleito, dois anos depois, aconteceu o escândalo do superfaturamento da merenda escolar entre outros, na primeira administração. Na segunda, quatro anos depois, ai que o homem ficou pior, vivia viajando, não cobrava os impostos corretamente e ao sair da prefeitura deixou até as contas de telefone sem pagar. Uma lástima, um gestor descompromissado e ausente...

Uma lição em tudo isso, falar é fácil, fazer é difícil. 

 Finalizando, uma pergunta que não quer calar: Jomar e Ildon são despreparados, incompetentes ou relapsos? A resposta deixo ao amigo leitor...



pOR JOSUÉ MOURA

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Sócio de empresa que ganhou licitação em Lajeado Novo é alvo de investigação da polícia por ligação criminosa

  Uma empresa que faturou uma licitação milionária na cidade de Lajeado Novo-MA., e está registrada em uma cidade da região tocantina mas qu...