Em reunião realizada no auditório da Secretaria de Cultura de Porto Franco na tarde de quinta-feira, dia dois de fevereiro, comerciantes informais dos setores de alimentação e bebida se encontraram com a organização do Carnaval Popular de Porto Franco, para definir formas de funcionamento desse setor, durante a temporada carnavalesca de 2012, na Praça Gonçalves Dias (Praça do Côco).
O encontro reuniu todos aqueles que se inscreveram para ocupar espaços para instalação de quiosques e bares que vão funcionar durante o período da festa que começa dia 17 com o Carnaval do Maranhão do Sul e só termina na madrugada de quarta-feira de cinzas. Ao todo serão instaladas 100 barracas no corredor da folia, todas padronizadas nas cores: vermelha e amarela.
A bebida servida no carnaval deve ser toda em vasilhames descartáveis. Está proibida a presença de crianças ou adolescentes fazendo qualquer atividade de trabalho durante o carnaval, mesmo que seja apenas para ajudar nos serviços das barracas. Não será permita também o uso de facas ou facões nas dependências do carnaval, ou seja, nas barracas.
Outro assunto discutido na reunião estava relacionado à higiene dos locais de vendas de comida e bebida, bem como sobre à coleta do lixo produzido dentro do circuito do carnaval. Cada dono de barraca terá de fazer a coleta seletiva para evitar poluição da área que deve reunir por noite uma média de 10 mil pessoas.
De acordo com o Secretário de Cultura de Porto Franco, Vaner Marinho nesse período do ano, a exêmplo da temporada do Réveillon, São João e Expofran, o Carnaval também serve para que os trabalhadores do comércio informal obtenham uma renda extra para ajudar no sustento de suas famílias.
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