29 março 2012

JOÃO LISBOA: "PSDB Mulher" realizou encontro de formação politica



O PSDB mulher realizou (sábado, 17) um grande encontro para suas militantes e demais simpatizantes que lotaram o plenário e a galeria da Câmara Municipal. O mesmo objetivava a formação política e partidária, além de prestar homenagens as mesmas pelo Dia Internacional da Mulher.
Fabiane Freitas convidou para compor a mesa: a líder sindical Gilda Rodrigues, a vereadora Maria do Sindicato, a Professora Alessandra e ainda o presidente do (PSDB) Vilson da Farmácia, o vice presidente e pré-candidato a prefeito Jairo Madeira. Em seguida franqueou a palavra para os mesmos, que saudaram e felicitaram todas as presentes.
A vereadora Maria do Sindicato (PSB) felicitou as presentes pela passagem do Dia Internacional da Mulher falou das lutas e conquistas das mesmas ao longo dos séculos “As conquistas que as mulheres tiveram até aqui foram o resultado de lutas, mas, que não devem se acomodar e para contrariar o comodismo a formação se faz necessária para novas conquistas”.
Gilda Rodrigues líder sindical e presidente do SINTEEJOL,  usou da palavra enalteceu as mulheres e fez uma retrospectiva do papel das mulheres no decorrer da Historia “As mulheres eram vistas simplesmente como objeto que podiam ser manipuladas, hoje a história tem mudado e passaram a assumir seus devidos lugares na sociedade”.
O presidente do PSDB, Vilson, elogiou a iniciativa das mulheres e parabenizou as mesmas pela grandiosidade daquele momento “As organizadoras deste belíssimo encontro, e demais presentes merecem nossos elogios. Não tenho duvidas que para a construção de uma nova realidade faz-se, mais que necessário a organização, a participação e a formação de vocês mulheres”.
O pré-candidato a prefeito, Jairo Madeira enfatizou que através de ações grandiosas como aquela que estava sendo realizada o enchia de esperanças e ajudam a dar um norte nos seus ideais. “Nossos ideais são alimentados de esperanças. Ainda mais quando temos ao nosso lado mulheres que sonham com um futuro melhor, que nos ajudarão no norteamento concreto e possível dos nossos objetivos que será de colocar João Lisboa no rumo certo”.
A última a fazer uso da palavra antes da mesa ser desfeita a professora Alessandra (PPS), que sabiamente exaltou as mulheres da Bíblia e que as atuais também devem assumir seus postos e buscar a igualdade, não no sentido de superioridade.
Desfeita a mesa, Fabiane Freitas convidou a palestrante Conceição Formiga secretária municipal de políticas publicas para mulheres de Imperatriz – MA, militante tucana (PSDB), Formiga iniciou falando sobre seus 44 anos de Imperatriz e do amor que sente por João Lisboa, a mesma é ex-proprietária da antiga Usina Marabá, Agradeceu o convite feito pela Jovem e pré-candidata a vereadora Karla e também ao pré-candidato Jairo Madeira.
Formiga cantou e fez a mulherada dançar “Fiquem de pé e vamos cantar e dançar, pois onde tem mulher tem alegria!”. Encorajou.
Após o momento de descontração a mesma enfatizou a importância da mulher na vida política, onde muitas não participam, pois os maridos não permitem.
A mesma levantou outras questões que afligem as mulheres como: violência doméstica, desvalorização salarial, pré-conceitos outros que precisam ser revistos e corrigidos por boa parte da sociedade. Sobre violência domestica lembrou que as mulheres ganharam uma ferramenta importantíssima Lei Maria da Penha que vem contribuindo para uma diminuição dos índices de crimes praticados contra elas. Sobre diferença salarial citou que uma nova lei foi aprovada que servirá para corrigir as diferenças, empresas que praticam a política de desvalorização do trabalho da mulher poderão pagar multa de ate cinco vezes o valor da diferença do salário recebido por um colega homem que ocupe o mesmo posto de trabalho.     
Sobre o pleito eleitoral de 2012 enfatizou sobre a importância da organização partidária como espaço privilegiado para as mulheres que querem ganhar e ocupar espaços. Portanto as militantes tucanas (PSDB), de João Lisboa devem pensar com carinho sobre as possibilidades do lançamento de candidaturas delas, sendo que a lei eleitoral reserva 30% das vagas de uma coligação para mulheres, sendo que se esse coeficiente não for atingido as vagas que sobrarem não poderão ser preenchidos por homens.
Encerrou sua participação elogiando o poder de organização do PSDB Mulher de João Lisboa, disse: “Este tipo de evento é necessário para o surgimento de novas lideranças, sabemos que o verdadeiro papel do líder é formar outros líderes. Citou Cora Coralina como exemplo de mulher que passou a escrever depois dos seus 90 anos. Que existe a possibilidade da construção de outro projeto político, que depende também das mulheres das lutas e das conquistas”. Concluiu.
Por: Cicero Nunes
    

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Sócio de empresa que ganhou licitação em Lajeado Novo é alvo de investigação da polícia por ligação criminosa

  Uma empresa que faturou uma licitação milionária na cidade de Lajeado Novo-MA., e está registrada em uma cidade da região tocantina mas qu...