22 agosto 2012

Brasil é o 4º mais desigual da América Latina


Só Guatemala, Honduras e Colômbia são piores. Venezuela é o menos desigual

O Brasil é o quarto país mais desigual da América Latina devido à forte assimetria na distribuição de renda, apesar do crescimento econômico. Segundo o estudo Estado das Cidades da América Latina e Caribe, do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), o Brasil só fica à frente de Guatemala, Honduras e Colômbia. O mesmo estudo mostra que a Venezuela, de Hugo Chávez, é o pais com o menor índice de desigualdade.

Segundo a ONU, dos 124 milhões de pobres em cidades latino-americanas, mais da metade vive no Brasil (37 milhões) e no México (25 milhões).
De acordo com dados de 2009, o Brasil melhorou em relação a 1990, quando era o país com a maior desigualdade social da América Latina.
Segundo a ONU, os quatro países latino-americanos mais desiguais tinham índice Gini de distribuição de renda per capita acima de 0,56 - quanto mais perto de um, maior a concentração da renda.

A desigualdade não é fruto apenas da má distribuição de renda, mas também por habitação, acesso a bens e serviços de educação e saúde, oportunidades de trabalho, entre outros aspectos do bem-estar social.

Atrás da Venezuela como países com menos desigualdade social no continente vêm Costa Rica, Equador, El Salvador, Peru e Uruguai. O índice de Gini da Venezuela é de 0,41, ligeiramente acima de Estados Unidos e Portugal, este o mais desigual da Zona do Euro, ambos com 0,38.

O tímido recuo da pobreza na América Latina e no Caribe desde a adoção da Declaração do Milênio em 2000 é modesto em relação a outras regiões também em desenvolvimento. Firmada pela maioria dos países, a Declaração do Milênio tinha como primeira meta reduzir o número de pobres.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

NOTA DE ESCLARECIMENTO.

 NOTA DE ESCLARECIMENTO. “Guimarães Advocacia e Consultoria”, vem tornar pública a presente nota, considerando os inúmeros contatos que rece...