18 dezembro 2012

Prefeito eleito tem diploma cassado por compra de votos


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o registro da candidatura do prefeito eleito de Palmeiras do Tocanins, Evandro Pereira de Souza (PT), e do vice-prefeito Francisco Wagner Soares Lima, da Coligação A vontade do Povo. A justiça determina pagamento de multa, suspensão de diretos políticos por 8 anos, e convocação de novas eleições, que devem ser marcadas em um prazo de 20 a 40 dias pelo TRE.
A sentença determina pagamento de multa de R$ 26.602,50 para cada um, inegibilidade por oito anos, e convocação de novas eleições, que devem ser marcadas em um prazo de 20 a 40 dias pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
De acordo com a sentença, do juiz eleitoral Helder Carvalho Lisboa, de ontem, os motivos que levaram a cassação foram duas ações da coligação Juntos somos fortes que aponta que Souza e Lima teriam comprado votos durante a campanha eleitoral, captação ilícita de sufrágio. Os candidatos ainda teriam doado materiais de construção a eleitores no Setor Planalto e contratado número alto de cabos eleitorais.
Na sentença, determina que a segunda colocada na disputa, a candidata a prefeita Erinalva Alves Braga (PSD) e o candidato a vice Francisco Júnior (PPS), não poderão se diplomados porque Evandro e seu vice obtiveram mais de 50% dos votos válidos nas eleições.  Nesse caso, o TRE deve convocar novas eleições, assim detalha a sentença.
O juiz Helder Lisboa informou que o prefeito eleito está com a diplomação marcada para esta terça-feira, 18, a partir das 19 horas no Clube da Maçonaria, em Tocantinópolis. Na ocasião os prefeitos, vice e vereadores eleitos dos sete municípios da comarca serão diplomado.
(Jornal do Tocantins/Foto: Tocnotícias)

Um comentário:

Jorge Batista disse...

Já ganhou liminar...vai ser diplomado.

Postagem em destaque

Operação da PF prende em Imperatriz, homem que divulgava imagens de exploração sexual infantil na internet

  Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã da última sexta-feira (26), um mandado judicial de busca e apreensão na...