23 abril 2014

O antimarketing digital de Rosângela Curado

Digo e insisto, ninguém é mais eficiente no ofício de ser imbecil do que alguns membros da oposição. Ontem a pedetista Rosângela Curado parece ter criado uma fanpage no Facebook que não terá nenhuma tipo de efeito eleitoral e, pior, ainda pode criar constrangimentos sérios para o candidato da oposição. A página “Eu escolho o vice”, se der certo, deve entrar para os anais da comunicação digital como a maior bobagem da história.
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Qualquer consultor neófito de marketing digital que tenha lido a bibliografia mais básica sobre o assunto sabe que o subgrupo das redes sociais que engloba a política na internet se divide em: opponentsupporter e indifferent. E que ações de marketing digital bem-sucedidas levam em consideração principalmente a conversão de neutros (indifferents). Não se faz campanha com foco em adversários (opponents) e que o papel do marketing digital para apoiadores (supporters)  é a de transformá-los em veículos de mensagem engajados que sirvam para a conversão. Campanhas agressivas não são sugeridas, pois tendem a centrar em pessoas que não irão mudar de ideia. É claro que não vou enumerar aqui os procedimentos, mas o “grosso” é esse.
Ocorre que na bibliografia especializada não existe sequer menção a qualquer tipo de campanha agressiva contra apoiadores. Talvez por se tratar de algo explicitamente tão imbecil, que nenhum autor ousou subestimar. Pois a equipe da pedetista escreveu mais uma página obscura no livro da incompetência oposicionista: criou uma peça agressiva contra apoiadores, sem qualquer tipo de foco nos neutros e que ainda pode servir de munição para adversários.
Com a chegada das eleições, é esperado que o número de “especialistas” cresça. Sabem como é, o  rapaz sabe “mexer no facebook e fazer umas artes”. Na página de Curado da para perceber que ela está levando a coisa a sério.
Provavelmente devem ter sugerido a Rosângela Curado que criasse a página para “aparecer”. Muita gente irá curtir, você terá apoio e isso poderá até pressionar sua escolha.No slogan da página: “É um movimento que visa unir pessoas que apoiam a ideia de que a região Tocantina não pode abrir mão da vaga de vice governador.”.
A iniciativa rasga tudo o que se sabe sobre Social Relationship Management (SRM). Primeiro, Rosângela Curado possui um perfil com pouco mais de 3 mil pessoas. Tentar criar um movimento maior que isso meses antes da eleição é simplesmente desperdiçar tempo precioso que poderia servir para inflar os seus números. E sem essa de que “a página não possui relação com ela”. Basta comparar as artes na página pessoal da ex-candidata a prefeita as da página “Eu Escolho o Vice ” e ver o DNA do designar lá. Usa a mesma variação de cores (não disse tonalidade, disse variação).
Pois bem, além de criar um caminho que fatalmente irá atrapalhar o desenvolvimento de sua própria página (julho está bem aí), a pedetista investe em uma bandeira falha. SE a página não vingar, terá sido mais um fracasso de internet. Se a página vingar, com o acordo quase fechado entre PSDB e PCdoB, e a indefinição sobre o vice de Edinho, adivinhem o que pode acontecer? Isso mesmo! O gênio da comunicação de Rosângela pode estar municiando a campanha do adversário. Eu particularmente acho que nem precisa dar certo, a porta já foi aberta.
Vamos aos possíveis resultados da empreitada de Rosângela Curado com ordem crescente de importância:
1 – Perderá um precioso tempo com isso e deixará de trabalhar por si mesma
2 – Levanta uma bandeira que está fadada ao fracasso e cai no descrédito
3 – Cria um movimento que cresce e fatalmente vai de encontro ao seu próprio grupo que já acenou para uma escolha que destoa da tal campanha
4 – Inicia algo que se torna grande e acaba sendo usado pelo adversário
Em nenhuma hipótese o movimento “Eu Escolho o Vice” irá:
1 – Popularizar o nome de Rosângela Curado em índices satisfatórios (a fanpage não tem caráter pessoal) -
2 – Influenciar a tomada de decisão de Flávio Dino (criar fanpage como pressão política? Isso está me cheirando a “dica” de um certo médico bobalhão que queria gerenciar hospital pelo Facebook).
Rosângela, faça um favor a si mesma e a oposição: deixe sua equipe apenas fazendo arte de “curta e compartilhe” no seu perfil. Marketing digital é coisa pra profissional.
Blog do Linhares/JP

Um comentário:

Anônimo disse...

e essa boca de sacola ainda queria ser prefeita de imperatriz.

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