08 junho 2015

ADERSINHO ABRE CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM PORTO FRANCO


Na manhã de hoje (8/6) no auditório do Campus Universitário Darcy Ribeiro  o Prefeito de Porto Franco Aderson Marinho Filho abriu a Conferência Municipal de Educação,  que teve início hoje e vai até a amanhã.

Objetiva-se discutir a proposta básica do Plano Municipal de Educação - PME apresentada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação sob a coordenação da Secretária Ivaneide Rodrigues.

Na abertura o Prefeito Adersinho fez uma retrospectiva dos avanços da Educação de Porto Franco e falou das conquistas dos professores e da sociedade e dos desafios que tem pela frente. Destacou, ainda, que a Conferência cumpre a exigência da Lei Federal n.º 13.005 de 25 de junho de 2014, que exige a todos os municípios a elaboração dos seus respectivos planos de educação.

"Avançamos muito e os indicadores oficiais atestam isso, nossa pontuação no Ideb, nossas realizações a partir da gestões do ex-prefeito Deoclides Macedo, das quais fui com muito orgulho o vice-prefeito; o Plano de Cargos e Salários, que temos e constitui uma grande conquista de nossos professores e da sociedade, a Escola de Tempo Integral Paulo Freire. Os muitos cursos superiores oferecidos aqui mesmo e vários cursos técnicos. Temos desafios porque avançamos, mas temos que continuar investindo e agora um olhar e uma ênfase voltados para uma educação inclusive de alta qualidade científica e tecnológica".


O Procurador do Município Marco Aurélio Gonzaga, representando a Procuradoria Geral do município e a Deputada Valéria Macedo falou dos novos desafios e da imperiosa necessidade de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Apontando como caminho seguro a qualificação permanente dos recursos humanos, o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem e o permanente planejamento das políticas voltadas para a Educação. O procurador destacou o trabalho da Deputada Valéria Macedo na Assembléia Legislativa do Estado, no sentido de trazer para Porto Franco um Campus avançado da Universidade Estadual do Maranhão, para atender Porto Franco e toda a região e de mais uma Escola de Ensino Médio. "A Prefeitura, os professores e os servidores em geral temos cumprido o nosso papel na promoção da Educação Fundamental, agora precisamos da ação do estado no ensino médio e na Educação Superior e também do braço forte da União com a implantação efetiva do Campus do IFMA em Porto Franco". O IFMA já foi aprovado para Porto Franco e alguns cursos técnicos já funcionam no Clarindo Santiago, sendo que as informações oficiais dão conta de que o processo de construção do prédio já está bem adiantado, informou o advogado.  A Educação pressupõe que os três níveis de governo (município, estado e união) trabalhem de forma coordenada em políticas de estado, ou seja, em políticas permanentes que não sofram solução de continuidade.  

A Secretária Municipal de Educação de Porto Franco, Ivaneide Rodrigues, por sua vez, fez uma apresentação prévia do PME e um convite enfático, no sentido de que todos tenham uma participação efetiva, propositiva, crítica e com profundo envolvimento para que possamos produzir um ótimo Plano Municipal de Educação, uma vez que o PME é para os próximos dez anos e, portanto, de longo alcance. "Eu estou certa de que juntos, irmanados e motivados vamos produzir o nosso melhor Plano Municipal de Educação para a próxima década". A Secretária agradeceu a todas as autoridades presentes, o Presidente da Câmara Vereador Vazin, a vereadora Ana Léa e a todos os vereadores, que vão apreciar na Câmara o projeto de lei a ser enviado pelo Prefeito, agradeceu a presença dos servidores, dos quadros técnicos da Secretaria que fizeram o texto-base do projeto, a Procuradoria Geral do Município pelo apoio as ações da Secretaria de Educação, o presidente do sindicado Raimundo Neno Rodrigues da Silva. E de forma especial parabenizou todos os professores da rede municipal, os principais atores da Conferência.       
Com o tema "Projetando Desenvolvimento e Qualidade a Educação de Crianças, Jovens e Adultos", teve inicio o Seminário com a palestra proferida pela Educadora Eliane Marinho, Assessora Regional de Educação na região de Tocantinopolis-TO, logo após foi apresentado exposições e a metodologia de trabalho durante todo o dia, com intensas exposições dos grupos de trabalhos formados por educadores, o conselheiros Municipais de Educação, membros da comunidade e da sociedade organizada.







Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...