20 novembro 2015

Comissão quer atualização do portal da transparência em João Lisboa


Uma comissão formada por vários seguimentos da sociedade vem lutando junto à câmara de vereadores da cidade de João Lisboa, para que seja analisado um pedido para que o executivo municipal justifique a ausência de informações atualizadas no portal da transparência do município.

Segundo informações prestadas ao blog, o presidente Francimar Carvalho já teria negado por várias vezes o pedido para que a discussão viesse a pauta na sessão da casa de leis. O indeferimento não apresenta qualquer justificativa, visto que o acesso a informação é um direito constitucional e obrigatório a divulgação no portal como consta a lei de transparência. Mais de 300 assinaturas já foram coletadas para forçar a analise do pedido, ainda assim,  o presidente da câmara Francimar Carvalho tem insistido em não apresentar a pauta. Na ultima semana as dependências do legislativo mirim ficaram lotada de pessoas da sociedade para cobrar explicações.

O movimento pela informação de onde e como têm sido investidos os recursos do município é legal e legitimo, no entanto, ainda não se entende o porquê da não atualização do portal. Um dos lideres do movimento disse que vai encaminhar a denuncia ao Ministério Publico, já, que, os defensores do povo não estão muito preocupado em exercer seu oficio de fiscalizar.


Enquanto isso a comunidade não consegue exercer seu papel social de fiscalizar a execução de orçamentos públicos da cidade de João Lisboa.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Maranhão é o único estado do país com renda média inferior a R$ 1.000, mostra IBGE

  Renda média dos maranhenses é de R$ 969 (GABRIEL CORREA/AGÊNCIA BRASIL) O Maranhão continua sendo a unidade da federação com a pior renda ...