14 dezembro 2016

Estado quer aumento de ICMS pela 2º vez em menos de um ano. Governistas justificam.

Líder do governo diz que o reajuste do ICMS é necessário em momento de crise

O deputado Estadual Rogério Cafeteira (PSB-MA) saiu em defesa do governo após repercussão negativa sobre o aumento de impostos sobre combustíveis, cigarros, telecomunicação e energia elétrica.

Segundo o parlamentar, a medida se fez necessária frente ao cenário de crise e o estado buscou minimizar os impactos e também não onerou o setor produtivo. Rogério justificou, ainda, dizendo que os municípios também serão beneficiados com repasses de recursos.

Rogério Cafeteira revela que o "pacote de maldades", como vem sendo batizado a alicota de natal para os maranhenses, devem mesmo atingir mesmo diretamente a população de média e baixa renda, quando destaca que o aumento não atingirá o comercio e no caso do óleo diesel, segundo ele, não terá aumento.
"O remédio é amargo, infelizmente, às vezes, mas tem que ser aplicado", explicou.

Para o Deputado Adriano Sarney (PV), os maiores atingidos pelo aumento são os consumidores residenciais de energia elétrica. Se a matéria for aprovada, a partir do final de janeiro do próximo ano, quem consumir até 500 quilowatts-hora por mês pagará não mais 12% de ICMS, mas 18%. E quem consumir acima de 500 quilowatts-hora/mês, a alíquota do imposto subirá de 25% para 27%. “Esse é o presente de Natal do governador comunista para o Maranhão: aumento de imposto”, declarou Adriano, que acrescentou ao projeto quatro emendas, no intuito de reverter a situação.

Outro deputado que se manifestou foi Max Barros (PMDB). Segundo ele, o momento não é o de aumentar impostos, por conta da crise que o país passa. “Agora, neste momento que o país passe por essa crise, o estado do Maranhão pouco tempo este ano ainda já aumentou imposto de ICMS para alguns itens, já houve aumento, este ano, por isso aumentou também a receita relativa a ICMS anual, agora neste momento de crise, aumentarmos o ICMS de energia e de combustível, é um absurdo!”, disse. 


SEGUNDO AUMENTO EM UM ANO.
No inicio do mês de outubro do ano passado (2015) uma matéria parecida foi enviada à Assembleia Legislativa e foi aprovada sem qualquer questionamento.

O projeto do Executivo elevou  de 17% para 18%, a alíquota de ICMS para o consumidor – em áreas de prestação de serviço como transporte, energia elétrica e importações de mercadorias ou bens do exterior, ironicamente, os mesmos produtos tarifados neste ano.

 O aumenta  da alíquota do Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) para as operações de importação, exportação e transportes no Maranhão passou a valer em janeiro desse ano. Produtos como triciclos, quadriciclos, aviões e helicópteros para pessoas físicas, iate, moto aquárica, lancha; bebidas isotônicas, refrigerantes e energéticos; produtos de beleza e cosméticos importados; pesticidas, fungicidas, raticidas e outros agrotóxicos; álcool para fins não carburantes; e artigos e alimentos para animais de estimação tiveram um adicional na aliquota que passou de 14 para 25, além dos demais produtos, considerados pelo governo como "produtos de luxo".

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...