03 julho 2017

Prefeitura de João Lisboa inaugura UBS no povoado Centro do Toinho

Centenas de pessoas testemunharam a entrega de mais uma unidade de saúde

A população do Centro do Toinho – povoado localizado à 55 quilômetros da sede do município de João Lisboa - comemorou a entrega da UBS - Unidade Básica de Saúde, inaugurada neste sábado (01) pelo prefeito Jairo Madeira.

Uma das unidades de saúde considerada mais expressivas do município, a obra segue o padrão do Ministério da Saúde e foi construída com recursos do Governo Federal, provenientes de emenda parlamentar do então Deputado Federal Hélio Santos e parceria com o município através da Secretaria Municipal de Saúde.

Centenas de pessoas de vários povoados prestigiaram a inauguração e comemoram o descerramento da placa de inauguração da obra e a entrega do primeiro equipamento totalmente público do povoado. “Este é o maior presente que a população do nosso povoado pode contemplar. Uma Unidade de Saúde construída com qualidade, digna dessa comunidade. E quem ganha não é somente o Centro do Toinho, mas o povoado Lagoa da Cigana, Araparí, Pingo de Ouro, Alvorada I e III e todos os povoados adjacentes”, comemorou o Sr. Edmilson.



Compôs a mesa a família da Izabel Domingues Nonato (in memoria) homenageada com o nome da Unidade. O Deputado Estadual Antônio Pereira representou o legislativo Estadual junto com o ex-Deputado Federal Hélio Santos, a primeira Dama Fia Madeira e Vice-prefeita Maria do Nilson. Ainda prestigiaram o ato de inauguração os vereadores, secretários Municipais, a comunidade do povoado Centro do Toinho e dos povoados vizinhos, como Araparí, Cigana e outros, além de representantes eclesiásticos.

O prefeito Jairo Madeira falou da felicidade de poder inaugurar a Unidade de Saúde de Centro do Toinho e estendeu o agradecimento a comunidade dos povoados que compõe toda a região, por ter sempre acolhido a gestão Municipal. “Quero agradecer a todos os secretários pelo compromisso, mas quero agradecer a responsabilidade e sinceridade do Secretário de Saúde, Cleonaldo Diniz e estendo todos os comprimentos aos demais secretários” frisou. Jairo também lembrou o compromisso da câmara de vereadores com a comunidade e aprovação de obras e ações da gestão. O prefeito ainda parabenizou o ex-deputado Hélio Santos pelo compromisso que depositou a cidade de João Lisboa enquanto esteve na câmara federal. “Quero registrar para a história, o compromisso do Deputado em ter sido o parlamentar que mais destinou recursos na história da cidade de João Lisboa,” agradeceu o prefeito Jairo.

O ex-Deputado Federal Helio Santos disse da satisfação de testemunhar sua emenda parlamentar sendo realizada para o bem da população de João Lisboa e lembrou da parceria que ajudou na sua eleição como deputado. “Quero parabenizar o prefeito Jairo Madeira e a população dos povoados pela belíssima obra que esta sendo entregue hoje, e registrar, que uma obra dessa magnitude, é sinal de respeito do prefeito Jairo com as pessoas da sua cidade”, completou.

O secretário de Finanças de João Lisboa, Nilson da Farmácia, destacou a importância da Unidade para a prevenção de doenças. Nilson realizou um breve balanço histórico da financias do município e revelou que a cidade passou mais de 30 anos impossibilitada de receber recursos federais, e lembrou: “...O ultimo prefeito que construí obras com recursos federais foi o Sr. Valdemar, pai da vereadora Val Mota. São inúmeras obras realizadas no governo Jairo Madeira, demonstrando o compromisso com aquilo que se comprometeu em realizar no município. Quero parabenizar o prefeito Jairo e a população de Centro do Toinho que recebe esta belíssima Unidade de Saúde”, finalizou.

O Deputado Estadual Antônio Pereira parabenizou o povoado pela grande conquista e chegou a chamar a Unidade de Saúde de Hospital, devido sua estrutura condizente com o compromisso do prefeito, explicou. O parlamentar ainda prometeu reforçar os trabalhos de saúde pública em João Lisboa, se comprometendo a destinar uma ambulância para reforçar os trabalhos de urgência e emergência.

Após o ato de inauguração foi possível a população visitar e conhecer as dependências da Unidade Básica de Saúde do povoado Centro do Toinho, que atenderá várias povoados adjacentes, facilitando o atendimento de saúde pública e fortalecendo a atenção básica que será ampliada, garantiu o secretário Cleonaldo.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...