03 julho 2017

Prefeitura de João Lisboa inaugura UBS no povoado Centro do Toinho

Centenas de pessoas testemunharam a entrega de mais uma unidade de saúde

A população do Centro do Toinho – povoado localizado à 55 quilômetros da sede do município de João Lisboa - comemorou a entrega da UBS - Unidade Básica de Saúde, inaugurada neste sábado (01) pelo prefeito Jairo Madeira.

Uma das unidades de saúde considerada mais expressivas do município, a obra segue o padrão do Ministério da Saúde e foi construída com recursos do Governo Federal, provenientes de emenda parlamentar do então Deputado Federal Hélio Santos e parceria com o município através da Secretaria Municipal de Saúde.

Centenas de pessoas de vários povoados prestigiaram a inauguração e comemoram o descerramento da placa de inauguração da obra e a entrega do primeiro equipamento totalmente público do povoado. “Este é o maior presente que a população do nosso povoado pode contemplar. Uma Unidade de Saúde construída com qualidade, digna dessa comunidade. E quem ganha não é somente o Centro do Toinho, mas o povoado Lagoa da Cigana, Araparí, Pingo de Ouro, Alvorada I e III e todos os povoados adjacentes”, comemorou o Sr. Edmilson.



Compôs a mesa a família da Izabel Domingues Nonato (in memoria) homenageada com o nome da Unidade. O Deputado Estadual Antônio Pereira representou o legislativo Estadual junto com o ex-Deputado Federal Hélio Santos, a primeira Dama Fia Madeira e Vice-prefeita Maria do Nilson. Ainda prestigiaram o ato de inauguração os vereadores, secretários Municipais, a comunidade do povoado Centro do Toinho e dos povoados vizinhos, como Araparí, Cigana e outros, além de representantes eclesiásticos.

O prefeito Jairo Madeira falou da felicidade de poder inaugurar a Unidade de Saúde de Centro do Toinho e estendeu o agradecimento a comunidade dos povoados que compõe toda a região, por ter sempre acolhido a gestão Municipal. “Quero agradecer a todos os secretários pelo compromisso, mas quero agradecer a responsabilidade e sinceridade do Secretário de Saúde, Cleonaldo Diniz e estendo todos os comprimentos aos demais secretários” frisou. Jairo também lembrou o compromisso da câmara de vereadores com a comunidade e aprovação de obras e ações da gestão. O prefeito ainda parabenizou o ex-deputado Hélio Santos pelo compromisso que depositou a cidade de João Lisboa enquanto esteve na câmara federal. “Quero registrar para a história, o compromisso do Deputado em ter sido o parlamentar que mais destinou recursos na história da cidade de João Lisboa,” agradeceu o prefeito Jairo.

O ex-Deputado Federal Helio Santos disse da satisfação de testemunhar sua emenda parlamentar sendo realizada para o bem da população de João Lisboa e lembrou da parceria que ajudou na sua eleição como deputado. “Quero parabenizar o prefeito Jairo Madeira e a população dos povoados pela belíssima obra que esta sendo entregue hoje, e registrar, que uma obra dessa magnitude, é sinal de respeito do prefeito Jairo com as pessoas da sua cidade”, completou.

O secretário de Finanças de João Lisboa, Nilson da Farmácia, destacou a importância da Unidade para a prevenção de doenças. Nilson realizou um breve balanço histórico da financias do município e revelou que a cidade passou mais de 30 anos impossibilitada de receber recursos federais, e lembrou: “...O ultimo prefeito que construí obras com recursos federais foi o Sr. Valdemar, pai da vereadora Val Mota. São inúmeras obras realizadas no governo Jairo Madeira, demonstrando o compromisso com aquilo que se comprometeu em realizar no município. Quero parabenizar o prefeito Jairo e a população de Centro do Toinho que recebe esta belíssima Unidade de Saúde”, finalizou.

O Deputado Estadual Antônio Pereira parabenizou o povoado pela grande conquista e chegou a chamar a Unidade de Saúde de Hospital, devido sua estrutura condizente com o compromisso do prefeito, explicou. O parlamentar ainda prometeu reforçar os trabalhos de saúde pública em João Lisboa, se comprometendo a destinar uma ambulância para reforçar os trabalhos de urgência e emergência.

Após o ato de inauguração foi possível a população visitar e conhecer as dependências da Unidade Básica de Saúde do povoado Centro do Toinho, que atenderá várias povoados adjacentes, facilitando o atendimento de saúde pública e fortalecendo a atenção básica que será ampliada, garantiu o secretário Cleonaldo.

Postar um comentário