26 outubro 2017

Caminhada de conscientização contra o câncer de mama é realizada em João Lisboa


Especificamente no mês de outubro, é feita a campanha outubro Rosa, que tem como objetivo principal conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama.

O câncer de mama é a segunda doença que mais causa morte de mulheres no Brasil, em primeiro lugar são as doenças cardiovasculares.

Diante da importância de conscientizar as mulheres joãolisboenses, o quanto é importante está atenta aos sinais que causam o câncer de mama a prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com as demais secretarias promoveu na manhã dessa terça-feira, (24), a Caminhada Rosa.

Participaram da caminhada que percorreu toda a extensão da Avenida Imperatriz, umas principais da cidade, o prefeito Jairo Madeira, a Primeira-Dama, Fia Madeira, a Vice-prefeita e Secretária de Assistência Social Maria do Nilson, o Secretário de Saúde, Vilson Soares, além de vereadores, assessores a sociedade civil e Policia Montada que deu total apoio ao evento.
Prefeito Jairo Madeira também participou
da  caminhada

De acordo com Vilson Soares, é de fundamental importância que a população seja orientada, através de campanhas, focando na prevenção, mudanças de hábitos.

“É importante a mulher fazer o autoexame, diagnóstico da doença, fazer mamografia regularmente, principalmente após os 40 anos de idade, seguir todas as orientações, instruções médicas” observou Vilson acrescentando que apesar de o câncer ser uma doença, na maioria das vezes, com desenvolvimento silencioso, algumas mulheres sente mudanças no corpo. Os sintomas incluem nódulo na mama, secreção com sangue pelo mamilo e alterações na forma ou na textura do mamilo ou da mama. O tratamento depende da fase do tumor. Pode incluir quimioterapia, radioterapia e cirurgia, finalizou.

O secretário disse ainda que o câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação das células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos e que a prevenção é o melhor caminho para se combater a doença.

O prefeito Jairo disse que a campanha é um método de levar à população a importância de se cuidar para evitar conseqüências futuras, mas, que é preciso que todos absolvam a idéia de procurar o médico e fazer o exame de prevenção.

A caminhada terminou enfrente a Assembléia de Deus, na Praça 22 de Dezembro, onde foi montada uma tenda, com serviços de atendimento e distribuição de folhetos informativos a população.
Postar um comentário