18 outubro 2017

ITZ: Criança internada passa bem e exames indicam apenas virose


Prefeitura contesta boatos sobre provável surto de meningite que vem se espalhando nas redes sociais e diz que vem acompanhando todos os casos.

A Secretaria de saúde voltou a emitir nota sobre os boatos de provável surto de meningite que vem sendo divulgado nas redes sociais, e voltou a esclarecer a população sobre a doença.

A criança que deu entrada no hospital municipal infantil passa bem e  não contraiu a doença como vem sendo divulgado, alertou.  Uma série de exames foram realizados e apenas uma virose banal foi diagnosticado, portanto, descartando qualquer perigo. “A criança passa bem”, explica a nota.

  A prefeitura ressalta ainda que a prevenção e controle com relação a doenças infecciosas sempre foram cumpridos com rigor para garantir o bem estar da comunidade. O blog teve acesso a uma enfermeira do hospital infantil e ela confirmou que a criança teve apenas uma virose e não possui qualquer perigo.

EM TEMPO_ Áudios e frases mal intencionadas vem sendo divulgados desde ontem de forma irresponsável sobre casos recentes de meningite, sem levar em consideração, no entanto, as bases técnicas, cientificas e o controle do próprio Ministério da Saúde sobre a doença. Apesar de em alguns casos a doença levar a morte, ainda assim não seria motivo para preocupação visto que é uma doença bacteriana que surge de tempos em tempos, portanto, a morte ou a infecção de qualquer pessoa não passaria de uma fatalidade. Mas existem formas de combater em caso de prevenção ou detectar a doença logo no inicio, como informa os dados do Ministério da Saúde.

Só pra se ter uma ideia do tamanho da irresponsabilidade social ao divulgar que somente em Imperatriz haveria 2 mil casos comprovados, é que no ano de 2014, foram registrados 17.347 casos da doença em todo o Brasil, número que caiu para 12.636, no ano passado. Em 2017, de janeiro a 20 de maio, foram 4.411 ocorrências, com 312 óbitos; em igual período de 2016, foram 4.536 casos e 469 óbitos. 

Apesar dos números, boatos sobre surtos da doença reaparecem de tempos em tempo, alertam especialistas. Entretanto, no Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, com casos ocorrendo ao longo de todo ano, sendo mais comum a aparição das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão.

Matéria do blog holden Arruda com informações do Ministério da saúde e da secretaria Municipal de saúde de Imperatriz.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeito Léo Cunha entrega mais de 500 títulos definitivos para a população de Estreito

Léo Cunha entregou mais de 500 títulos definitivos para a população de Estreito. ESTREITO - Na manhã desta sexta-feira, 15, foi realizada e...