23 outubro 2018

Procon/MA notifica postos e distribuidoras de combustível para que justifiquem e reduzam os preços

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) iniciou, na segunda-feira (22), a notificação dos postos de combustíveis e distribuidoras do estado. Os estabelecimentos devem comprovar que estão reajustando os preços conforme redução divulgada pela Petrobras nas últimas semanas. A ação faz parte da Operação Batismo.

De junho a outubro, foram cerca de 50 alterações no valor do combustível. Por isso, a equipe de fiscalização, com apoio da Polícia Civil do Maranhão, vai verificar se há irregularidades nos locais notificados e garantir a adequação correta e proporcional de preço aos consumidores. 

Em audiência de conciliação - parte de uma Ação Civil Pública ajuizada em 2015 pela Rede Estadual de Defesa do Consumidor Maranhense - foi homologado acordo entre órgãos de defesa do consumidor e os postos de combustíveis para que não sejam feitos ajustes, combinações ou fixações de preços em acordo entre concorrentes.

Em caso de descumprimento dos fornecedores, será aplicada multa no valor de R$ 300 mil ao estabelecimento que incorrer em tal prática.

De acordo com a presidente do Procon/MA, Karen Barros, essas ações impedirão que o consumidor seja lesado e tenha gastos extras no momento da compra. “Estamos atentos aos preços praticados no Maranhão”. 

Karen Barros disse que o Procon/MA iniciou as notificações em todos os postos de combustíveis e distribuidoras. “Os estabelecimentos devem apresentar justificativas sobre o valor dos combustíveis e reduzir proporcionalmente essa cobrança ao consumidor”.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Inquerito apura irregularidades em obra da “Pista do Grau” em Amarante do Maranhão

imagem ilustrativa Indícios de desvio de finalidade, promoção pessoal por parte de agentes públicos, ausência de placa informativa obrigatór...