03 dezembro 2018

XII Simpósio de Comunicação Região Tocantina debaterá sobre comunicação e política


IMPERATRIZ – Para debater as esferas da comunicação e política na conjuntura atual, ocorrerá entre os dias 5 e 7 de dezembro o XII Simpósio de Comunicação da Região Tocantina (Simcom), na Universidade Federal do Maranhão, câmpus de Imperatriz, Unidade Centro. O evento, promovido pelo Curso de Jornalismo, terá como tema "Interfaces da Comunicação e Política" e se propõe a discutir eixos temáticos interligados aos estudos da comunicação política no âmbito acadêmico e social.

A organizadora do simpósio e professora do curso de Jornalismo, Michele Massuchin, destaca a pertinência da discussão sobre o tema do evento. “Normalmente a gente fala sobre comunicação política porque ela é uma área que representa a intersecção entre um campo e outro. Nós temos questões políticas que permeiam o âmbito da comunicação e temos questões da comunicação que permeiam o âmbito político, seja em períodos eleitorais ou não eleitorais”, relata a organizadora ao explicar a ligação entre as duas esferas.

O Simcom conta com palestras voltadas a questões de Gênero, Mídia e Política no Brasil: estudos e agendas de pesquisa; Cobertura política no Brasil: dos grupos minoritários aos gabinetes e sobre as Eleições de 2018 voltada para uma perspectiva a partir da comunicação política. Além disso, terá apresentação de trabalhos científicos que se dividem em quatro eixos temáticos relacionados à Comunicação e Sociedade; Estudos sobre jornalismo, Comunicação e Cibercultura e Televisões e narrativas.

Serão oferecidos, também, minicursos sobre planejamento e projetos para programas de pós-graduação de Mestrado; assessoria de órgãos públicos; análise do discurso; métricas nas redes sociais; edição de vídeo e sobre o jornalismo na era da midiatização. O Simcom conta também com a mostra competitiva de produtos.

A programação terá início no dia 5 de dezembro, às 18h30, com a mesa de abertura “Gênero, Mídia e Política no Brasil: estudos e agendas de pesquisa”, ministrada por Rayza Sarmento (UFV) e Cynthia Mara Miranda (UFT).

Participação

Professores e pesquisadores de diversas universidades e localidades do Brasil vão participar e trazer contribuições para os três dias de simpósio. O Simcom terá a presença de Giovana Mesquita da Universidade Federal de Pernambuco; Emerson Cervi da Universidade Federal do Paraná; Carolina Diniz, assessora de comunicação do governo do Estado do Maranhão; Pâmela Pinto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Rayza Sarmento da Universidade Federal de Viçosa; Cynthia Miranda da Universidade Federal do Tocantins e Gilderlane Camelo, empreendedora e CEO da loja 42. Além da presença dos professores do curso de Jornalismo de Imperatriz.

Confira a programação completa aqui:

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...