15 abril 2019

Prefeitura de Grajaú contrata mais de 50 veículos para transporte escolar

fachada da prefeitura de Grajaú em dias de protesto

O prefeito da cidade de Grajaú, Mercial Arruda, vai contratar mais de 55 veículos para realizar o transporte escolar na zona rural e urbana do município. 

São contratos que variam de 75 mil (o maior valor) a 16 mil reais (o menor valor), mas a maior parte está acima de 40 e 50 mil reais. 

Para a prefeitura, foi “um processo licitatório democrático que beneficiou, legalmente, pequenos prestadores de serviços sem grandes estruturas.” 


Veja abaixo a nota da prefeitura de Grajaú:


Fonte: Prefeitura de Grajaú 

Nota de Esclarecimento 

08/04/2019 

Em resposta à demanda deste Blog, que considera irregular e um disparate o processo licitatório para contratação de transporte escolar, por ter contemplado 55 pessoas físicas e 01 cooperativa, a prefeitura de Grajaú esclarece que: 
1_ Ao contrário do que este Blog quis demonstrar em sua reportagem como denúncia, a gestão municipal considera algo extremamente POSITIVO, por ser um processo licitatório democrático que beneficiou, legalmente, pequenos prestadores de serviços sem grandes estruturas e que, por isso mesmo, precisam trabalhar para sustentar suas famílias. 

2_A prefeitura poderia ter licitado as 56 rotas, em apenas 01 lote, o que favoreceria apenas uma empresa de grande porte, com estrutura, mas, que no máximo faria terceirização de algumas rotas, beneficiando poucas pessoas e pagando um preço menor. Quando a prefeitura decide licitar o transporte escolar por rota, garante a participação dos pequenos prestadores de serviço, democratizando o acesso às oportunidades, ao mesmo tempo que favorece maior transparência no processo. 

3_ Dentro das explicações técnicas e jurídicas, a licitação fora realizada na modalidade pregão presencial, que tinha como objeto a contratação de pessoa física ou jurídica para realização do serviço de transporte escolar. O preço da contratação baseia-se no valor da quilometragem roda e as rotas são calculadas na distância entre a casa dos alunos e as escolas. Participaram do referido processo licitatório, 56 itens, 55 pessoas físicas e uma cooperativa de transporte. 

4_ A gestão também destaca que o município de Grajaú possui uma das maiores extensões territoriais do Maranhão e, como é de conhecimento de todos, possui áreas muito afastadas, além das reservas indígenas. E que antes do certame, fora realizada uma força tarefa, de conhecimento de todos os órgãos judiciais do município, para mapeamento de todas as rotas e escolas em funcionamento. E a fim de contemplar todos os estudantes, foram definidas 56 rotas. 

5_ Por fim, a gestão municipal manifesta a sua completa satisfação com o resultado da licitação, uma vez que foi mais vantajosa para as finanças do município, e por ter contratado pessoas físicas, fomentou o comércio local e assim fez com que mais dinheiro circulasse entre a população grajauense. 

E reafirma mais uma vez o compromisso com a educação de suas crianças. Reforçando, que nenhuma criança ficará fora da sala de aula em nosso município, nessa gestão. 

Reforça, também, o compromisso com a verdade e a transparência!



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...