15 abril 2021

Maranhão tem acesso a serviços digitais acima da média nacional


42% dos entrevistados no Maranhão acessaram serviços digitais públicos e privados todos os dias, acima da média brasileira de 36%

Tiago Paris/Consultoria

São Paulo, 14 de abril de 2021 – Pesquisa Quantitativa Nacional realizada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) mede o grau de satisfação dos cidadãos usuários de serviços públicos digitais no Brasil.

Levantamento realizado em todos os estados brasileiros com 13.250 respondentes revela que 95% dos entrevistados acessam a internet por aparelho celular e 87% por banda larga/ wi-fi no país.

O levantamento com amostra representativa nacional de 13.250 respondentes contou com sub-amostras representativas de cada um dos 26 estados e também do Distrito Federal. A pesquisa telefônica, tanto para números fixos como celulares, foi realizada com homens e mulheres residentes no Brasil com idade igual ou superior a 16 anos, segmentados por grupos de idade: 16-24, 25-34, 35-44, 45-59, 60 anos e mais e também por unidade da federação e característica do município (Região metropolitana, Capital e Interior).

O campo nacional da pesquisa começou no dia 06 de outubro e só terminou em 10 de dezembro de 2020. No Maranhão, a pesquisa foi executada entre os dias 3 e 9 de dezembro de 2020.

DADOS SOBRE O MARANHÃO

49% dos Maranhenses consideram que já estavam completamente adaptados ao mundo digital antes da pandemia e 30% conseguiram se adaptar sem nenhuma dificuldade, ao mundo digital, durante a pandemia do coronavírus. As médias são maiores do que as do resto do país, de 45% e 25%, respectivamente.

42% dos entrevistados no Maranhão relataram acessar serviços digitais públicos e privados todos os dias, acima da média brasileira de 36%.

Daqueles que procuraram informações nas plataformas do governo estadual nos últimos 12 meses, 52% deles possuem ao menos um tipo de aplicativo para celular para solicitar algum serviço oferecido pelo governo estadual (acima da média brasileira de 35%).

A sensação mais comum reportada em relação à experiência de uso dos serviços digitais ou telefônicos do Governo do Estado do Maranhão é de "alívio" (34%).

É baixo o grau de insatisfação registrado pela população com serviços públicos digitais ou telefônicos disponibilizados pelo governo estadual: 11% (média nacional de 12%).

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