28 novembro 2022

Madeira, o trunfo de 2024...

 


Nem chegamos no ano que antecede o processo eleitoral mas as discussões em torno de pré-nomes surgem com força, no entanto, é preciso trazer o passado para reforçar o presente. 

Dentre todos os grandes manobristas (estrategistas) na "terrinha" o ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira se destaca ao longo da história. Além disso, consegue com aparente fim de carreira ressurgir das cinzas; Hoje, secretário da Casa Cívil do governo do Estado - sentadinho ao lado do governador, seu amigo. - Esse é o Madeira. 

Na história, portanto, elegeu-se a primeira vez prefeito de Imperatriz em 2008, ao conseguir o apoio do governador Jackson Lago e desbancar o então deputado estadual Jomar Fernandes. Sem 'chorumelas', Madeira foi eleito graças a força do palácio dos leões, vindo a reeleição 4 anos depois. Ao lado do governador está mais que evidente que não cometeria os erros dos comunistas nas duas ultimas eleições em Imperatriz, mesmo estando a frente do comando do palácio foram derrotados; é aí que entra a questão "história" para exemplificar os fatos seguintes: Madeira é o próprio palácio, e deve usar tanto a sua perspicácia, experiencia e poder para ditar o interesse do palácio em Imperatriz, exatamente para não repetir erros. 

O Madeira com a "chave do processo" agora tem em sua bagagem um "canto de carroceria" que recebeu dos "vermelhinhos". Uma eleição fracassada onde o governo teve dois candidatos, Ildon Marques e Marco Aurélio em 2020, e o ressurgimento ao lado de Brandão no ano passado, como um Felix. 

Mas como Madeira vai se comportar nas próximas eleições? As movimentações, apesar de representar o governo em quase em tudo, parecem não indicar a possibilidade de vir a concorrer a uma nova eleição em 2k24, mas aponta mais para Brasília, daqui 4 anos. Por outro lado, o "cabecinha" tem em suas mãos o desejo do governo em Imperatriz, e ainda, vencendo com qualquer que seja o candidato, consolida a liderança e experiencia. 

Ta mais que evidente que ninguém vence contra as forças dos leões quando ele vem de forma organizada, e nesse ponto Madeira tem total conhecimento disso. Outro ponto na eleição de Madeira (2008) era estar deputado eleito e com apoio do governo, como citei acima. Nesse sentido sobra somente o deputado Rildo Amaral (PP), da base do governo. Clayton é suplente, e Marco também - mas um pouco mais distante da possibilidade de assumir e ou concorrer a eleição. 

Clayton perdeu duas eleições quando comandou o processo para os leões, e mesmo tendo se lançado candidato a prefeito (2024), depende, agora, do aval de Sebastião Madeira para obter ou não apoio do palácio. O mesmo ocorre com Rildo Amaral (este estaria com o cavalo selado passando no bacurí daqui a menos de dois anos sentido a rua Rui Barbosa), mas também estaria com força absoluta com o apoio de Madeira/governo.

A volta de Madeira ao jogo torna indiscutível seu poder influenciador para 2024 junto aos leões, mesmo que não suba no palanque de ninguém, sairá praticamente vitorioso do processo pós excomungação dos comunistas. 


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Zé Antônio eleva a "pressão" do cenário eleitoral em Imperatriz com evento gigante.

  O secretário de educação do municipio, Zé Antônio, e pré-candidato a prefeito pelo PDT, realizou na noite de ontem (16), o evento de lança...