10 abril 2024

ITZ: Conhecimento e cultura: Salas de leituras nas escolas municipais têm acervo renovado




Nessa era de revolução da Educação, promovida pela gestão municipal, as bibliotecas, ou salas de leitura, representam ferramentas essenciais para promover a valorização da cultura e estimular o hábito da leitura (Foto: Sara Ribeiro)

Investir em recurso pedagógico para aparelhamento das escolas municipais vem sendo um cuidado constante da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A exemplo disso, vale destacar neste 9 de abril, Dia Nacional da Biblioteca, a aquisição de acervo bibliográfico para as unidades de ensino.

Nessa era de revolução da Educação, promovida pela gestão municipal, as bibliotecas, ou salas de leitura, representam ferramentas essenciais para promover a valorização da cultura e estimular o hábito da leitura. A Secretaria fez um investimento significativo adquirindo 125 kits de bibliotecas físicas para as escolas da rede municipal.

“Com esses novos acervos vimos a necessidade de implantar a coordenação de biblioteca escolar, a fim de reestruturar nossos espaços nas escolas. Isso resultou, até agora, em 30 salas de leitura, completamente modernizadas, convidativas, com os títulos devidamente catalogados para facilitar o acesso tanto do professor, quanto do aluno”, explicou o secretário de Educação José Antonio Pereira.



Essas mudanças, além de ampliar o acesso ao conhecimento, enriqueceu os acervos dos espaços já disponíveis nas escolas. “São mais de 300 novos títulos que, com o trabalho do setor, são organizados de forma a contemplar os diversos gêneros textuais/literários, usando legenda com sistema de cores, o cantinho da leitura, os empréstimos de livros organizados por fichas e todas as orientações necessárias para que o espaço seja um verdadeiro centro de aprendizado”, reforçou Deivanira Soares, coordenadora do departamento de biblioteca escolar.

O município também mantém aberta para atendimento à população a Biblioteca Pública Municipal Professor Osvaldo Ferreira de Carvalho, situada na Rua São Domingos, no bairro Beira Rio. Trata-se de uma repartição importante para a comunidade estudantil, que prefere utilizar o livro físico em detrimento dos documentos digitais.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Operação da PF prende em Imperatriz, homem que divulgava imagens de exploração sexual infantil na internet

  Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã da última sexta-feira (26), um mandado judicial de busca e apreensão na...