12 setembro 2024

Projeto Arte em Cores anuncia selecionados da 5ª edição

 

Após a validação dos selecionados, o projeto avançará para a fase de realização das obras de arte urbana no Maranhão e Pará 

Em sua 5ª edição, o projeto Arte em Cores divulgou a lista dos 50 artistas selecionados do Maranhão e do Pará para a primeira etapa da iniciativa, que visa promover a arte urbana nos dois estados. A lista completa dos selecionados e suplentes já está disponível online, no endereço linktr.ee/arteemcoresmove e no perfil do Instagram (@arteemcoresmove). O projeto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio do Centro Cultural Tatajuba e é uma realização da Vivas Cultura e Esporte e Ministério da Cultura. 

Os artistas maranhenses selecionados são das cidades de Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Arari, Bacabeira, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Igarapé do Meio, Pindaré-Mirim, Santa Inês e São Pedro da Água Branca.

A seleção dos artistas foi conduzida pela Comissão de Habilitação e Seleção do Arte em Cores, com base em critérios de criatividade, originalidade e trajetória de cada realizador. Ao todo, 25 artistas de cada estado foram contemplados para criar murais urbanos utilizando técnicas mistas de pintura, com ênfase no graffiti.

Após a validação dos selecionados, o projeto avançará para a fase de realização das obras. Posteriormente, será realizada uma nova seleção entre os 50 artistas participantes, para a criação de dois grandes painéis coletivos: um em São Pedro da Água Branca, no Maranhão, e outro em Ourilândia do Norte, no Pará, ambos com a participação de seis artistas de cada estado.

Todos os artistas selecionados para o Arte em Cores terão acesso a um conjunto de videoaulas sobre técnicas e linguagens de arte urbana e contarão com o acompanhamento de dois consultores artísticos - Fhero e Davi DMS - grandes referências na área, com destaque na cena nacional e internacional da arte de rua. 

Além dos murais realizados em espaços públicos, as obras serão expostas na Galeria Virtual do Arte em Cores (arteemcores.art.br), possibilitando que os trabalhos e suas autoras e autores sejam conhecidos por um público ainda mais amplo, superando as barreiras geográficas.

Lista de artistas selecionados no Maranhão: 

Aldeide Ribeiro de Sousa (Dedinha) - Bom Jesus das Selvas

Ana Carolina Ferreira Queiroz (Ana Queiroz) - Açailândia

Ariane Sousa dos Santos (Anny Cat) - São Pedro da Água Branca

Brenda Mille Santana Barbosa (Brenda Mille) - Arari

Carlos Gabriel Rocha (Gabis) - Bacabeira

Carolinne Rocha Guimarães Silva (Carol Rocha) - Buriticupu

Felipe Alves do Nascimento (Chacal) - Açailândia

Daniel de Almeida Sousa (Daniel Sousa) - Igarapé do Meio

Djair Macedo Almeida (Djair)- Açailândia

Edilson Frazão (Edilson_Artist) - Igarapé do Meio

Emilly Kailany de Morais S. Leão (Emilly Leão) - São Pedro da Água Branca

Evelyn da Silva Costa (Evelyn Costa) - São Pedro da Água Branca

Fernando André Sousa da Silva (Nandandré) - Santa Inês

Flávia Araújo de Sousa (Lilith) - Alto Alegre do Pindaré

João dos Santos Costa (João Costa) - Alto Alegre do Pindaré

José Arimatéa Mendes (Mends Arts Design) - Pindaré-Mirim

Juliana da Silva Nunes (Juliy) - Pindaré-Mirim

Kauă de Souza Pinto (Kauā sp) - Alto Alegre do Pindaré

Leane de Sousa da Silva (Lea) - Açailândia

Liza Cristal do Nascimento Moreira (Liza) - Açailândia

Mailson de Sousa Santos (Allf) - Buriticupu

Rayane Correa Pires (Anne) - Bacabeira

Shayenne Carmem Sousa Dias (Shay Dias) - Açailândia

Sidney Ramalho de Melo (Sidney) - Alto Alegre do Pindaré

Vitória Amorim Cavalcante (Vicca) - Alto Alegre do Pindaré

Suplentes:

Jamylle Karem Almeida Coelho (Jkah) - Bacabeira

Ohrion Thoyanno Costa Pereira (Noiro) - Santa Inês

Paulo César Reis Filho (Paulo Reis) - Açailândia

Walison Melo Teixeira (Walison Melo) - Açailândia

Rosa Helena de Agostinho Nardaci (Rosa Nardaci) - Açailândia

Sobre o Projeto Arte em Cores

O projeto chega à 5ª edição, acumulando resultados de sucesso desde o seu lançamento, em 2020. Ao todo, já foram 254 painéis produzidos por 155 diferentes artistas. As obras foram realizadas em diversas cidades do interior do Pará, do Maranhão e em Belém. Os painéis coletivos de grandes dimensões foram produzidos em Açailândia (MA), Alto Alegre do Pindaré (MA), Buriticupu (MA), Belém (PA), Parauapebas (PA) e por duas vezes em Marabá (PA). Em 2024, durante a 4ª edição do projeto, mais dois trabalhos coletivos se somaram nessa trajetória: um em Bacabeira (MA) e outro em Canaã dos Carajás (PA). 

O Arte em Cores é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio do Centro Cultural Tatajuba, realização da Vivas Cultura e Esporte, Ministério da Cultura e Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. 

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

SERVIÇO

Arte em Cores 5ª Edição - Maranhão e ParáLista de artistas selecionados da 1ª etapa: linktr.ee/arteemcoresmove 

Acesse o site e redes sociais do projeto: arteemcores.art.br; instagram.com/arteemcoresmove; facebook.com/arteemcoresmove

Assessoria de imprensa: Dyego Rodrigues (98) 991706807

Nenhum comentário:

Postar um comentário

não publicamos comentários ofensivos!