13 julho 2011

Qualidade de Vida: Valéria Macedo apresenta Projeto de Lei sobre o uso da Bicicleta e o Sistema Cicloviário do Maranhão e diz a Via Expressa poderá servir de plano piloto



Instituir normas gerais sobre o uso da bicicleta e estabelecer o sistema cicloviário em todo o território do Estado do Maranhão, é o que pretende a deputada estadual Valéria Macedo (PDT), que protocolou nesse sentido na Assembléia Legislativa o Projeto de Lei Complementar 009/2011.
Segundo Valéria o projeto além de necessário é oportuno porque, por exemplo, em São Luís o projeto do governo de construção da Via Expressa poderá servir como projeto piloto para criarmos condições para o uso da bicicleta, do “camelo” como dizem os jovens como meio de transporte alternativo.

Em Imperatriz o prefeito Madeira já institui no calendário esportivo do município um passeio ciclístico com que envolve centenas de pessoas todo dia 1.º de maio. O evento é um sucesso absoluto na Terra do Frei Manoel Procópio do Coração de Maria, como costumava dizer Jurivê Macedo referindo-se a Imperatriz.  




O projeto se encontra em tramitação pela Assembléia e estabelece normas gerais sobre o transporte de bicicletas e regula o seu uso e o sistema cicloviário, integrando-os aos sistemas municipais viários e de transportes, de modo a alcançar a utilização segura da bicicleta como veículo de transporte alternativo em todo o Estado do Maranhão, no atendimento às demandas de deslocamento e lazer da população.

“É notório que em cidades grandes e médias o transporte público e privado apresenta sinais claros de exaustão. Os números de veículos anunciados nas cidades de São Luís e Imperatriz são eloqüentes a demonstrar a necessidade de buscarmos outros meios de transporte, a exemplo do que já ocorre na Europa, nos Estados Unidos e todos os países desenvolvidos e em desenvolvimento”, justifica Valéria.

Segundo o projeto, a criação do sistema cicloviário do Maranhão vai de maneira revolucionária oferecer à população, a opção de transporte de bicicleta em condições de segurança e o atendimento da demanda de deslocamento no espaço urbano, mediante planejamento e gestão integrada dos sistemas estadual e municipais de transportes, atendendo a hierarquia onde o pedestre terá a preferência, seguido da bicicleta, do transporte coletivo e por último o veículo particular; vai integrar a modalidade de transporte individual não motorizado às modalidades de transporte público em todo o Estado; pretende reduzir a poluição atmosférica e sonora, o congestionamento das vias públicas por veículos automotores e promover a melhoria da qualidade de vida e, finalmente promover o lazer ciclístico e a conscientização ecológica da população.

Comunicação

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Operação da PF prende em Imperatriz, homem que divulgava imagens de exploração sexual infantil na internet

  Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã da última sexta-feira (26), um mandado judicial de busca e apreensão na...