03 abril 2012

Dilma quer flexibilizar a entrada de médicos cubanos no brasil.


O governo brasileiro (leia-se Dilma Roussef) solicitou um estudo emergencial para "flexibilizar" a entrada de medicos estrangeiros no Brasil, para aumentar o numero de profissionais da saude. A foto no jornal diz tudo:

Medicos cubanos fazem manifestaçao 

"Precisamos de mais gente fazendo merda!", deve ter pensado a presidente.

Viu a bandeirinha? Sim. O governo esta querendo abrir as pernas as portas para medicos cubanos. A ideia é coloca-los para trabalhar para o SUS! Atender a classe mais baixa da populaçao. Se voce tem um plano de saude A+ nao se preocupe. Voce nao vai ser atendido por um medico "flexibilizado". 

Repare. Minha observaçao nada tem a ver com o fato de serem cubanos. Mas com o fato de "flexibilizarem" a validaçao de diplomas. Mas é bastante obvio que a preocupaçao principal sao os medicos cubanos. 

Leia este trecho:
Os Ministérios da Saúde e da Educação trabalham para criar opções para o exame de validação do diploma. Uma das ideias é a criação de uma espécie de estágio para graduados em uma lista de faculdades, ainda em elaboração. Remunerado pelo governo, o curso teria duração de até dois anos. Nesse período, o profissional trabalharia na rede pública, principalmente no Programa de Saúde da Família (PSF). Parte da equipe defende que, ao fim da preparação, o profissional tenha o direito de seguir trabalhando no País, sem fazer a prova para validar o diploma. 
Outro dia estava lendo sobre europeus que estao procurando emprego no Brasil, atraidos pelo marketing internacional, que elegeu o Brasil como uma nova potencia economica mundial. Estao todos sedentos em viver no Brasil e trabalhar em suas profissoes, ganhando a mesma coisa - ou mais - do que os seus colegas nascidos no Brasil. Na area de comentarios, eu li todo o tipo de ataque possivel.

Alguns diziam que seria otimo que os europeus trabalhassem no Brasil lavando chao, limpando calçadas e enfim, fazendo o trabalho braçal. Alguns diziam inclusive que isto seria uma vingança aos brasileiros explorados la fora! 

No Brasil, trabalho braçal nao é respeitado. Os ignorantes que fizeram este comentario, nao fazem ideia de qual é o real significado da palavra "trabalho" na Europa. 

Nao sabem por exemplo, que muitos brasileiros que nao encontram oportunidades melhores no Brasil, procuraram na Europa um meio de ganhar a vida. Chegando por aqui, faziam todo o tipo de trabalho que encontravam e eram capazes de realizar, e assim conseguiam juntar dinheiro e voltar alguns anos depois para o Brasil. Esta pessoas, ao voltarem para o Brasil, compraram casas, iniciavam um negocio proprio e conseguiram finalmente dar uma vida melhor aos filhos. Graças ao trabalho braçal, que no Brasil, é sinonimo de vergonha.

Os ignorantes desconhecem que estes mesmos brasileiros, quando chegavam na Europa, nao tinham qualquer qualificaçao profissional, e por isso, muitas vezes, aceitavam qualquer tipo de trabalho. Mas a imprensa infelizmente esconde que muitos brasileiros qualificados se deram muito bem por aqui ocupando vagas compativeis com suas qualificaçoes e ganhando rios de dinheiro. 

O importante aqui é entender o que esta se passando. O governo implantou na cabeça das pessoas que brasileiro que vai trabalhar na europa é explorado. Mas nao foi honesto o suficiente para dizer que este mesmo brasileiro era muito mais explorado em seu proprio pais. Alem disso, a estrutura social europeia é incomparavel com aquela oferecida ai pelo governo. Estes brasileiros faziam o mesmo trabalho no Brasil e na Europa, so que na Europa ganhavam muito bem, e viviam melhor! Guardavam dinheiro! 

Se o governo quer tanto diminuir a exploraçao de seu povo no exterior, porque nao investe nos brasileiros que estao ai para que eles nao tenham que deixar o pais? 

Por que o governo vai investir, por exemplo, em medicos cubanos quando poderia melhorar a qualidade dos medicos brasileiros? 

A resposta é simples meus caros. 

Nao espere que a Europa ou outro qualquer continente te respeite como trabalhador, quando o seu proprio pais nao da a minima para a sua qualificaçao. Em outras palavras, o governo acredita mais nos profissionais estrangeiros do que nos seus filhos brasileiros.

E convenhamos! Qual o medico estrangeiro (em especial o sulamericano) que nao deseja entrar para a irmandade do CFM, onde tudo é permitido para quem é medico - inclusive matar para traficar orgaos?

Mas nao vamos olhar so o lado ruim. Toda crise tem sempre o lado positivo!

As pessoas de classe mais baixa precisarao estudar mais e se tornarem poliglotas para serem atendidas pelo SUS.

E o slogan do governo nesta nova empreitada, bem que poderia ser este: 

SUS: LA GARANTIA SOY YO!

Fonte: Estadão/PPavesi

4 comentários:

Anônimo disse...

rapaz seu artigo em parte é certo e em parte é errado,certo pelo fato de os médicos serem mal remunerado,e errado por generalizar que todo médico extrangeiro farar cagada.Não é bem assim,pois no tocantins mesmo quando havia uma delegação de médicos cubanos o atendimento era ótimo com profissionais humanos, bem diferentes da maioria dos médicos brasileiro que só pensam na grana do paciente.O médico brasileiro só vai trabalhar também onde tem shopping para gastar,cinema e outras meios de diversão,mesmo que receba um bom salário ele não vai para o interior de maneira nenhuma.

Anônimo disse...

Todos sabem que Cuba é um dos países mais avançados em medicina.
O fato dos médicos cubanos serem reconhecidos para trabalhar no Brasil, nada tem a ver com a sua competência. Muitos brasileiros foram fazer medicina na Bolivia e depois de foramados fizeram sua residência aqui e depois tiveram seus diplomas reconhecidos. E depois, quem vai ser atendido por qualquer médico, pouco estará se importando se o diploma está em português ou em espanhol. O que interessa meso é ser atendido. Cuba é um grande centro de medicina avançada e deve ser reconhecido.

Anônimo disse...

só esquerdista que acredita que nessa lenda de que a medicina cubana é avançada... porque eles não ficam lá em cuba para atender o povo de lá que não tem nada?

Anônimo disse...

"...Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!.." - Será dessa maneira que o nosso governo tem visto com bons olhos aos ESTUDANTES Brasileiros, que se formam no exterior? e que posteriormente buscam na Patria Amada a sua consolidação profissional, e encontra uma serie de obstáculos para serem creditados como caso de médicos que recém formados na BOLIVIA, PARAGUAI, ARGENTINA e outros, Devemos ter um critério diferencial en buscar soluções para esses estudante sim, para que possam exercer suas atividades médicas no Brasil.
POrque priorizar somente para formados em cuba e para os demais não? Igualdade para todos Já..

Postagem em destaque

Justiça mantem a determinação que leva ex-prefeito de Carolina (MA) e o vereador a juri popular

  O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) decidiu manter a determinação que leva o médico e ex-prefeito de Carolina (MA), Erivelton Teixei...