Foto: Reprodução Internet
IMPERATRIZ – O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) já registrou, sé este ano, 53 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes em Imperatriz. No ano passado foram 186 casos de violação dos direitos da criança e do adolescente, sendo 78 caos de abuso sexual e oito de exploração.
Segundo o coordenador de medidas socioeducativas do Creas, Ariston França, as vítimas chegam ao Centro principalmente pelos Conselhos Tutelar, Disque 100 e Delegacia da Mulher, mas ele ressalta que tem aumentado a procura pela própria vítima ou por pessoas próximas.
“Aqui nós fazemos um trabalho específico com as vítimas de violência sexual, a nossa equipe é formada por assistente social, psicólogo, pedagogo e educador social, quando há necessidade outros profissionais nós fazemos os encaminhamentos”, garante. Ainda de acordo com o coordenador, hoje o Creas atende pessoas de um a 18 anos, e que para facilitar esse atendimento as vítimas são divididas em grupos. A equipe, também, estende o atendimento à família da vítima.
Ariston destaca, ainda, que esta semana diversas atividades estão sendo desenvolvidas para alertar a população sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e incentivar as denúncias. Estas discussões também estão voltadas para buscar junto ao governo do Estado a construção de uma Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.
Semana
Durante toda esta semana Creas em parceria com outras instituições e entidades, realiza ações para orientar a população sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, pois a violência é crime e precisa ser combatido. O evento, se estenderá até sexta-feira (17), com palestras e panfletagem na cidade. O encerramento será com uma caminhada e apresentações na praça de Fátima. No sábado (18) é o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual instituído pela Lei Federal nº 9970/00. O objetivo é criar mais um elemento de reforço ao enfrentamento a esse problema social.
Imirante.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário