16 abril 2014

VALÉRIA MACEDO LUTA PARA MELHORAR ATENDIMENTO A PACIENTES DE CÂNCER

DEPUTADA CRIA NA AL COMISSÃO DE DEPUTADOS PARA TENTAR AGILIZAR A HABILITAÇÃO DA UNACON EM IMPERATRIZ

A deputada estadual Valéria Macedo deu mais um passo na luta pela concretização de uma antiga reivindicação na área da saúde da região tocantina e sul do estado que é  a instalação de uma Unidade de Alta Complexidade em tratamento Oncológico (UNACON) em Imperatriz, a fim de agilizar a implantação do serviço de radioterapia, quimioterapia e ampliação da cirurgia oncológica na Região Tocantina e Região Central de forma a atender às três macrorregiões: Presidente Dutra, Imperatriz e Balsas, alcançando um número de mais de 100 mil pessoas.

A deputada Valéria Macedo (PDT) propôs e teve aprovada junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão a formação de uma Comissão Especial, já instalada, composta por seis deputados, com o objetivo de expor, em audiência com o ministro da Saúde, Arthur Chiori, a grave realidade dos pacientes de câncer na região Tocantina e pedir providências urgentes para a situação.

 A comissão pretende solicitar a agilização do processo de habilitação da UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Tratamento Oncológico) em Imperatriz, com serviços de radioterapia, quimioterapia e cirurgia oncológica, para que o tratamento do câncer aos pacientes da região Tocantina chegue o mais breve possível, salvando vidas.

Agora com a criação da comissão de deputados  esta irá à Brasília contatar, também, a bancada federal maranhense e a Frente Parlamentar de Combate ao Câncer do Congresso Nacional, para explicar a realidade da oncologia no Estado do Maranhão.

No final do ano passado, Valéria, que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, realizou uma audiência pública em Imperatriz, com a participação de entidades do setor e de vários deputados estaduais que estiveram na cidade verificando junto aos hospitais daquela cidade a preocupante situação dos pacientes de câncer.


Ao retornar á São Luís, Valéria fez contundente discurso na Al fazendo um apelo a todos os deputados, mostrando a realidade em que pessoas estão morrendo por falta de tratamento, pedindo  que o secretário Ricardo Murad enviasse o mais rápido possível esse processo ao Ministério da Saúde. O processo agora já está em Brasília e a Comissão recém-criada pretende ir até o ministro pedir a rapidez da implantação do serviço.



"A Lei, a de nº 12.732, diz que os pacientes que têm câncer devem iniciar o tratamento em no mínimo 60 dias. Infelizmente, como aqui em São Luís nós temos o serviço de radioterapia apenas no Aldenora Bello, isso é impossível, pois temos essa fila. Temos em Imperatriz o serviço de quimioterapia e já há uma fila para isso como de cirurgias oncológicas, a fila é grande e nós sabemos que cada dia custa muito para a vida dessas pessoas", disse Valéria, agradecendo a todos os deputados que se sensibilizaram para criação da comissão viabilizando o mais rápido possível esse processo, para a implantação dos serviços de radioterapia, cuja carência está custando a vida de muitos maranhenses da Região Tocantina e de todo o estado do Maranhão. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão

Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária. Em recente evento promovido pela Agência E...