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(foto e vídeos ascom/Mateus Porto) |
Uma parceria histórica entre o Governo do Estado e a prefeitura de Davinópolis, através do prefeito Zé Pequeno, começam a se tornar realidade. As máquinas já iniciaram a abertura da via de acesso ao Porto Seco, e que será uma das mais importantes para a economia regional, mas principalmente para a cidade de Davinópolis.
A nova rodovia dará acesso a entrada da cidade, e fará o principal acesso ao Porto Seco, interligado a Br 010 - nas proximidades do residencial Cidade Nova, desviando do acesso pelo bairro conjunto vitória, atualmente inviável para suportar o grande fluxo de veículos pesados, que serão gerados à partir do inicio das operações do Porto Seco .
A construção da nova rodovia foi possível após acordo com um empresário da região, proprietário da área onde a rodovia vai passar, e principalmente, a visão empreendedora do prefeito Zé Pequeno. O gestor observou a dificuldade no acesso via Vila Vitória, e buscou parcerias junto a um empresário local - que cedeu a passagem a nova rodovia -, e ainda o governo do Estado do Maranhão, que iniciou a pavimentação.
COMO TUDO COMEÇOU_
Desde o dia 1 de janeiro o prefeito de Davinópolis tem se dedicado a destravar um projeto que se encontrava paralisado por falta de interesse e visão estratégica do ex-prefeito - Zé Pequeno, por outro lado, entendeu a importância do PS para a economia local, e se encarregou de assumir a responsabilidade e busca pela viabilidade da continuidade do projeto, até então visto como um sonho. Zé Pequeno destravou o projeto através de acordos e longas conversas entre empresários e agentes de governo.
Em longos diálogos com o governo do Maranhão, através do presidente da Agemsul, Wagtonio Brandão e o governador Carlos Brandão, foi viabilizado a construção da rodovia que vai mudar a realidade da cidade do município.
O Porto Seco para Davinopolis é comparado com o que foi e é para a cidade de Imperatriz, a SUZANO, referencia feita aos impactos econômicos e sociais que devem ocorrer pós a instalação.
Em vídeo divulgado na rede social do prefeito, é possível ver a emoção nos olhos ao ver a construção da rodovia, o principal meio de acesso, e que torna possível a instalação do Porto.
PORTO SECO - COMO FUNCIONA
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Através de um porto seco é possível realizar operações de movimentação, desembaraço, entrepostagem, armazenagem e despacho aduaneiro. |
Também conhecidos como Estação Aduaneira do Interior (EADI), os portos secos são zonas secundárias de uso público sob jurisdição alfandegária da Receita Federal. Em um país de dimensões continentais como o Brasil, esses portos funcionam como intermediários, pois ficam próximos a regiões de grande volume produtivo.
Produtores agropecuárias no Mato Grosso do Sul, por exemplo, estão bem distantes dos portos marítimos de Santos, Paranaguá, Pecém e diversos outros e por isso ter uma zona secundária em Anápolis, no estado de Goiás, facilita o escoamento e exportação de sua produção.
Os portos secos possuem características intermodais, ou seja, podem ser acessados pela rodovia, ferrovia, via aérea e fluvial, uma vez que estão localizados em pontos estratégicos para logística.
Além disso, também pode incluir instalações para armazenamento, consolidação e manutenção de mercadorias e transportadores 2.
Essas zonas são administradas por empresas privadas, porém submetidas ao controle aduaneiro da Receita Federal para que possa ser feito o desembaraço da carga. Assim, quando a mercadoria oriunda de um porto seco é liberada para o embarque nos portos marítimos, já está pronta para ser despachada, com muito mais agilidade e menos burocracia. (fonte:comexdobrasil).
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