21 julho 2016

Unidade Móvel de Oncologia atende moradores do bairro Beira-Rio


A exposição excessiva ao sol pode provocar o envelhecimento precoce e o surgimento do câncer de pele neste período de veraneio em Imperatriz. O alerta é do médico oncologista Gumercindo Milhomem, da Unidade Móvel de Oncologia, que está prestando atendimento à comunidade do Bairro Beira-rio.
“Vai começar agora a Praia do Cacau, período de veraneio que as pessoas se expõem mais ao sol, principalmente as crianças, fato que iremos enfatizar mais essa prevenção desse tipo de câncer, sendo o mais comum entre homens e mulheres”, disse ele, ao enumerar que existe uma estimativa para esse ano de mais de 175 mil novos casos de câncer de pele no Brasil.
Ele aconselha que “se a pessoa apresentar lesões ou suspeitas de câncer de pele na fase inicial deve procurar imediatamente atendimento na Unidade Móvel de Oncologia no setor Beira-rio”. “Os procedimentos iniciais são a realização de exames e biopsia para detectar na fase inicial”, frisa.
O médico Gumercindo Milhomem explica que uma das missões da Unidade Móvel de Oncologia é de identificar, ainda na fase inicial, o diagnóstico de câncer no paciente. 
Segundo ele, o município já realizou mais de 400 procedimentos de câncer de pele desde o surgimento do projeto da unidade móvel em 2013. “Desse percentual, 50% dos casos foram resolvidos na própria unidade móvel, sem a necessidade de internação do paciente, com a realização de uma pequena cirurgia com a retida da lesão. E, posteriormente, o tratamento no centro de saúde Três Poderes”, conta.
Documentação – O médico informou ainda que a comunidade do bairro Beira-rio poderão se deslocar até a Unidade Móvel levando um documento de identificação [carteira de identidade ou CNH] e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde).
Gil Carvalho [ASCOM]

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...