02 fevereiro 2018

Em parceria com deputados maranhenses, Governo entrega equipamentos agrícolas a 32 cidades


Fortalecer e modernizar a agricultura familiar em 32 municípios de diversas regiões do estado. É este o objetivo da entrega de equipamentos agrícolas realizada na tarde desta terça-feira (1°) pelo governador Flávio Dino, em solenidade no auditório do Palácio Henrique de La Roque. A ação é em parceria com a bancada maranhense no Congresso Nacional, que viabilizou, por meio de emendas parlamentares, os recursos para a aquisição dos equipamentos. 

O governador Flávio Dino reforçou a importância da agricultura e da pecuária para o Produto Interno Bruto (PIB) do estado. “A força da agricultura e da pecuária teve importância significativa no crescimento do PIB em 2017. Hoje, com a parceria da bancada federal, conseguimos beneficiar os municípios e as entidades sociais com esses equipamentos, proporcionando aos trabalhadores rurais o acesso à tecnologia, fundamental para produzir mais e melhor por todo o Maranhão”, disse o governador. 

Entre os materiais entregues estão tratores, carretas agrícolas, grades aradoras, plantadoras de mandioca, roçadeiras hidráulicas, patrulhas agrícolas e caminhão toco. 

O coordenador da bancada maranhense no Congresso Nacional, deputado Rubens Pereira Júnior, agradeceu a parceria e o empenho do governo do Maranhão. “Hoje temos uma luta de toda a bancada sendo convertida em realidade, beneficiando todo o povo do Maranhão. Uma vez que a verba foi disponibilizada, o Governo não mediu esforços para concretizar este projeto, nos ajudando a dar este recado de que a bancada maranhense na Câmara está à disposição para servir o nosso povo”, disse o deputado. 

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, o deputado maranhense André Fufuca, também reforçou a importância da parceria. “Agradeço ao governador Flávio Dino por esse trabalho conjunto com os municípios e com a bancada federal. Vamos continuar procurando ampliar essa parceria, na certeza de que a união faz a força”, afirmou. 

Equipamentos

O material entregue pelo governador Flávio Dino e pelos deputados federais da bancada maranhense vai beneficiar agricultores familiares e pequenos produtores de várias regiões do estado. Na prática, a ação proporciona aos agricultores familiares o acesso à tecnologia para a produção agrícola, com consequente aumento de produção e desenvolvimento para o estado.

O impacto é especialmente positivo no caso de culturas amplamente difundidas no Maranhão, como é o caso da mandioca. Segundo o titular da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Márcio Honaiser, centenas de produtores serão beneficiados. “O Maranhão é um grande produtor de mandioca, mas este cultivo hoje é feito com baixa tecnologia. A bancada federal abraçou a ideia e, agora, os produtores vão começar a ter acesso às novas técnicas”, enfatizou o secretário. 

A ação também enfatiza o caráter municipalista das ações de governo da atual gestão. O presidente da Federação Maranhense de Municípios (Famem), Cleomar Tema, recordou que é a primeira vez que ações desse porte têm como foco direto as diversas cidades maranhenses. 

“Parabenizo o governador, porque todas as ações do seu governo são voltadas diretamente para os municípios. Neste caso, a ação leva desenvolvimento para o estado e alimento na mesa da população, beneficiando o morador do campo que foi por tanto tempo desprestigiado”, avaliou Tema. 

Também estavam presentes no evento os deputados federais José Reinaldo, Cléber Verde, Waldir Maranhão, Eliziane Gama, Deoclides Macedo e Zé Carlos; o deputado estadual Rogério Cafeteira; além de secretários estaduais, prefeitos dos municípios beneficiados e entidades da sociedade civil representativas dos trabalhadores rurais. 

Acordo de cooperação 

O governador Flávio Dino participou ainda da assinatura de um acordo de cooperação técnica firmado entre os municípios de Itapecuru-Mirim e Amarante do Maranhão e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 

O objetivo é garantir, no âmbito municipal, capacitação técnica para assentamentos dos dois municípios, possibilitando, a partir daí, o acesso a créditos de reforma agrária. “O objetivo é alavancar a agricultura local e melhorar a vida de cada trabalhador rural nesses municípios”, explicou o superintendente do Incra no Maranhão, George Aragão.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão

Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária. Em recente evento promovido pela Agência E...