29 março 2018

Uso exacerbado de smartphones tem gerado problemas à saúde

Especialistas ressaltam que esse hábito desgasta a musculatura das costas.

Quem nunca se deparou de “cabeça baixa” e desligado do mundo lá fora ao mexer no celular? De acordo com a Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), no mundo, cerca de quatro bilhões de pessoas possuem celular. Com a evolução da tecnologia, o uso de smartphones é indispensável à vida de muita gente. 

Eles são quase uma extensão do corpo humano e têm tornado as pessoas cada vez mais dependentes. Na rua, no trabalho, em casa e até dirigindo, esses aparelhos têm obrigado muita gente a adotar uma nova postura nada adequada. Esse comportamento constante acaba gerando grandes riscos à saúde.   

A prazos curtos e longos, essa postura modifica a curvatura natural do pescoço, o que provoca dores na nuca, na cabeça, ombros e braços, causando a fadiga. O especialista em coluna, Doutor André Pagotto, explica que esse hábito desgasta a musculatura das costas. “É muito comum aparecer no consultório crianças e adolescentes com dores no pescoço e costas. Após uma avaliação, é constatado que a causa da dor é o uso exacerbado do smartphone de forma incorreta, postura incorreta e flexão do pescoço por longos períodos durante o dia”, revela.

A forma correta de usar o celular, indicada pelo médico, é com o smartphone na altura dos olhos sem flexionar o pescoço, mantendo a coluna ereta e alinhada. É aconselhável também que se diminua o uso exagerado desses aparelhos, pelo bem da própria saúde física.

Da assessoria

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão

Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária. Em recente evento promovido pela Agência E...