![]() |
Valéria Macedo, Janaina Ramos, Raymara Lima e Mariana Carvalho. |
Candidaturas femininas tendem a ter maior destaque nas eleições deste ano se comparado as eleições anteriores. O estimulo a essas candidaturas estão entre grupos políticos, busca por espaço de poder e ainda questões sociais, são pontos que tem estimulado candidaturas exitosas, e que este ano devem se consolidar como prioritárias. A sensibilidade a causa e consequentemente o desejo de ter mais representatividade do grupo social que possui a maioria dos votos, com 52% do eleitorado, segundo dados do TRE, também deve aquecer esse grupo em busca pelo voto e pelo mandato.
Aqui na região tocantina, pelo menos 4 nomes são destaques; Valéria Macedo ( PODEMOS), Janaina Ramos (REPUBLICANOS), Mariana Carvalho (PSC) e Raymara Lima (PODEMOS).
O fortalecimento dessas candidaturas femininas também aponta uma demonstração de empoderamento e confiabilidade do eleitor, mesmo sendo a minoria entre os gêneros que ocupam mandatos, as lutas e estímulos para que essas vagas se igualem são constantes. Valéria Macedo, por exemplo, quando no mandato, foi autora da criação da procuradoria da mulher na AL.
Apesar de terem ocupados cargos importantes ou participado de eleições expressivas, como o caso de Mariana, apenas a enfermeira Valéria Macedo conquistou mandato em duas oportunidades. As demais, não menos aguerridas, chegam com enormes chances de obter sucesso, tendo na bagagem grandes apoios, como Raymara que terá em seu palanque o ex-prefeito Sebastião Madeira e Janaina Ramos, esposa do atual prefeito de Imperatriz, Assis Ramos. Mariana Carvalho, talvez a única com discurso conservador e bolsonarista, ocupou cargo de destaque no governo federal, o que projetou grande destaque em toda a região.
Pautas sociais, de defesa da mulher, contra a violência doméstica, conservadorismo e família, devem ser o tom da campanha feminina, que ainda se consolidam com boas estratégias e principalmente, o bom auxilio dos seus maridos/esposos, afinal, ao lado de uma grande mulher também estará um grande homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário