IMPERATRIZ - Para conscientizar sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove de 26 a 30 de setembro a Semana do Dia do Surdo, com o tema “Mãos que falam, olhos que ouvem”.
Proposta encabeçada pela Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira, a Semana iniciará nesta segunda-feira (26), com solenidade na Universidade Aberta do Brasil, na Praça União, às 18h. Evento contará com apresentações culturais e roda de conversa com profissionais surdos e ouvintes da área de educação bilíngue. A ação também é alusiva ao Setembro Azul, mês dedicado às atividades de reflexão da comunidade surda.
Para a gestora da Escola Bilíngue, Elisandra Lima, a iniciativa é uma oportunidade de conscientização. “É um momento de divulgar a cultura e identidade do ser surdo, de forma que as atividades chamem atenção e incentivem para a inclusão social e desenvolvimento da educação dos estudantes”.
O secretário de Educação, José Antonio Pereira, ressalta o compromisso da gestão municipal com a educação inclusiva. “Uma oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido por nossa rede de ensino, sobretudo com a escola Bilíngue e fomentar a interação, a aprendizagem e a comunicação dos estudantes”.
A Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos, Professor Telasco Pereira, atualmente atende cerca 35 pessoas surdas e com deficiências múltiplas. São alunos desde a Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário