08 setembro 2022

Viena tem uma, e Suzano pelo menos sete fazendas invadidas por pessoas ligadas ao MST, na região

 

Mesmo sendo comprovadamente produtivas, pelo menos 8 (oito) fazendas já foram invadidas na região por pessoas ligadas ao Movimento Sem Terras (MST). Uma das fazendas é de propriedade da Viena Siderúrgica e sete da Suzano Papel e Celulose. Em duas das áreas invadidas, os invasores vem promovendo atos de “vandalismo e terrorismo”, causando grandes prejuízos.

Entre os crimes constatados pelos os responsáveis pelas fazendas e autoridades que estiveram no local, estão a distruicao de Áreas de Preservação Permanente (APP) e extração ilegal de madeiras (foto a baixo).

De acordo com apuração do Blog do Antônio Marcos, tudo começou depois que um grupo ligado ao Movimento Sem Terras (MST), invadiu uma área de floresta nas nascentes do Rio Guaramadi, nas proximidades da Fazenda Ipê Roxo, na divisa dos município de Itinga do Maranhão e Açailandia.

Nos últimos dias, atearam fogo numa enorme pilha de eucalipto colhido, que aguardava transporte. As suspeitas recaem sobre os invasores, pois há um conflito dos mesmos com a empresa detentora da posso da área. O último ato praticado pelos “incendiários” foi registrado na noite deste domingo (04), quando mais uma pilha de eucalipto foi incendiada. (foto a baixo).

Em uma área próximo ao Assentamento Sudelândia (50° bis}, vários invasores se apossaram de diversos pontos, dentro da plantação de eucalipto e de uma área de reserva, onde vem ocorrendo vários incêndios criminosos, bem como extração ilegal de madeira. (foto a baixo)

Outra área que é alvo da ação dos “sem terras” é a Fazenda Boa Esperança, localizada nas proximidades do Assentamento Califórnia (entre Açailandia e Imperatriz), onde por várias vezes tentaram se estabelecerem, más até o momento sem sucesso.

Ainda segundo informações, funcionários da Suzano, sequer podem entrar em uma de suas fazendas, como mostra a fotografia a baixo.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Deputado do Maranhão recebeu 5,4 milhões de entidade envolvida em fraude do INSS, revela jornal.

O deputado estadual maranhense Edson Araújo (PSB) recebeu, no período de um ano, R$ 5,4 milhões de uma das entidades investigadas no esque...