Segundo o Plano Municipal de Saneamento Básico, PMB, informações fornecidas pela própria Caema dão conta que de cada 100 litros d’água captados e tratados pela companhia, quase 70% são desperdiçados. Pode uma coisa dessas?
Enquanto em muitos bairros da grande Imperatriz não tem uma gota d’água nas torneiras, no Parque Sanharol, milhares de metros cúbicos do precioso líquido são desperdiçados quase toda semana no reservatório R11, próximo à Faculdade Facimp.
O Programa Balanço Geral, da TV Nativa, expõe a situação, atendendo ao chamado dos moradores que segundo eles não sabem mais a quem reclamar, devido ao descaso da Companhia de Saneamento do Maranhão, CAEMA. “É direto isso aqui, se brincar acontece duas vezes por mês esse desperdício, com a mesma quantidade, a gente liga pra Caema, mas eles demoram a vir resolver”, diz o promotor de vendas, Paulo Pereira.
“Três dias correndo água viva, limpa, enquanto tantos bairros estão precisando nós estamos aqui com tanta água se perdendo”, lamenta o aposentado José Rocha, acrescentado que o local está em completo abandono, tomado pelo mato, pois uma pessoa que tomava conta era terceirizada e após seis meses sem receber salário abandonou o serviço.
Sem nenhuma explicação aos moradores e ao poder público municipal, com quem a Caema tem um contrato, a situação de descalabro continua causando prejuízos inclusive a infraestrutura, pois a água infiltra no asfalto e vai destruindo as ruas por onde passa, criando mais um problema para a Prefeitura que já tem tantos outras ruas para consertar devido ao inverno que se abate sobre a região.
Segundo o Plano Municipal de Saneamento Básico, PMB, atualizado recentemente pelo município e que em breve irá para apreciação da Câmara de Vereadores, informações fornecidas pela própria Caema dão conta que de cada 100 litros d’água captados e tratados pela companhia, 69,04%, quase 70, são desperdiçados, a chamada Perda Hídrica na Distribuição (a média nacional é de 39%. Pode uma coisa dessas?
A pergunta que não quer calar: até quando essa situação vai se perdurar? Com a palavra a Justiça do Maranhão, inicialmente o juiz da 1 vara da Fazenda Pública de Imperatriz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário