12 setembro 2024

Projeto Arte em Cores anuncia selecionados da 5ª edição

 

Após a validação dos selecionados, o projeto avançará para a fase de realização das obras de arte urbana no Maranhão e Pará 

Em sua 5ª edição, o projeto Arte em Cores divulgou a lista dos 50 artistas selecionados do Maranhão e do Pará para a primeira etapa da iniciativa, que visa promover a arte urbana nos dois estados. A lista completa dos selecionados e suplentes já está disponível online, no endereço linktr.ee/arteemcoresmove e no perfil do Instagram (@arteemcoresmove). O projeto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio do Centro Cultural Tatajuba e é uma realização da Vivas Cultura e Esporte e Ministério da Cultura. 

Os artistas maranhenses selecionados são das cidades de Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Arari, Bacabeira, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Igarapé do Meio, Pindaré-Mirim, Santa Inês e São Pedro da Água Branca.

A seleção dos artistas foi conduzida pela Comissão de Habilitação e Seleção do Arte em Cores, com base em critérios de criatividade, originalidade e trajetória de cada realizador. Ao todo, 25 artistas de cada estado foram contemplados para criar murais urbanos utilizando técnicas mistas de pintura, com ênfase no graffiti.

Após a validação dos selecionados, o projeto avançará para a fase de realização das obras. Posteriormente, será realizada uma nova seleção entre os 50 artistas participantes, para a criação de dois grandes painéis coletivos: um em São Pedro da Água Branca, no Maranhão, e outro em Ourilândia do Norte, no Pará, ambos com a participação de seis artistas de cada estado.

Todos os artistas selecionados para o Arte em Cores terão acesso a um conjunto de videoaulas sobre técnicas e linguagens de arte urbana e contarão com o acompanhamento de dois consultores artísticos - Fhero e Davi DMS - grandes referências na área, com destaque na cena nacional e internacional da arte de rua. 

Além dos murais realizados em espaços públicos, as obras serão expostas na Galeria Virtual do Arte em Cores (arteemcores.art.br), possibilitando que os trabalhos e suas autoras e autores sejam conhecidos por um público ainda mais amplo, superando as barreiras geográficas.

Lista de artistas selecionados no Maranhão: 

Aldeide Ribeiro de Sousa (Dedinha) - Bom Jesus das Selvas

Ana Carolina Ferreira Queiroz (Ana Queiroz) - Açailândia

Ariane Sousa dos Santos (Anny Cat) - São Pedro da Água Branca

Brenda Mille Santana Barbosa (Brenda Mille) - Arari

Carlos Gabriel Rocha (Gabis) - Bacabeira

Carolinne Rocha Guimarães Silva (Carol Rocha) - Buriticupu

Felipe Alves do Nascimento (Chacal) - Açailândia

Daniel de Almeida Sousa (Daniel Sousa) - Igarapé do Meio

Djair Macedo Almeida (Djair)- Açailândia

Edilson Frazão (Edilson_Artist) - Igarapé do Meio

Emilly Kailany de Morais S. Leão (Emilly Leão) - São Pedro da Água Branca

Evelyn da Silva Costa (Evelyn Costa) - São Pedro da Água Branca

Fernando André Sousa da Silva (Nandandré) - Santa Inês

Flávia Araújo de Sousa (Lilith) - Alto Alegre do Pindaré

João dos Santos Costa (João Costa) - Alto Alegre do Pindaré

José Arimatéa Mendes (Mends Arts Design) - Pindaré-Mirim

Juliana da Silva Nunes (Juliy) - Pindaré-Mirim

Kauă de Souza Pinto (Kauā sp) - Alto Alegre do Pindaré

Leane de Sousa da Silva (Lea) - Açailândia

Liza Cristal do Nascimento Moreira (Liza) - Açailândia

Mailson de Sousa Santos (Allf) - Buriticupu

Rayane Correa Pires (Anne) - Bacabeira

Shayenne Carmem Sousa Dias (Shay Dias) - Açailândia

Sidney Ramalho de Melo (Sidney) - Alto Alegre do Pindaré

Vitória Amorim Cavalcante (Vicca) - Alto Alegre do Pindaré

Suplentes:

Jamylle Karem Almeida Coelho (Jkah) - Bacabeira

Ohrion Thoyanno Costa Pereira (Noiro) - Santa Inês

Paulo César Reis Filho (Paulo Reis) - Açailândia

Walison Melo Teixeira (Walison Melo) - Açailândia

Rosa Helena de Agostinho Nardaci (Rosa Nardaci) - Açailândia

Sobre o Projeto Arte em Cores

O projeto chega à 5ª edição, acumulando resultados de sucesso desde o seu lançamento, em 2020. Ao todo, já foram 254 painéis produzidos por 155 diferentes artistas. As obras foram realizadas em diversas cidades do interior do Pará, do Maranhão e em Belém. Os painéis coletivos de grandes dimensões foram produzidos em Açailândia (MA), Alto Alegre do Pindaré (MA), Buriticupu (MA), Belém (PA), Parauapebas (PA) e por duas vezes em Marabá (PA). Em 2024, durante a 4ª edição do projeto, mais dois trabalhos coletivos se somaram nessa trajetória: um em Bacabeira (MA) e outro em Canaã dos Carajás (PA). 

O Arte em Cores é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio do Centro Cultural Tatajuba, realização da Vivas Cultura e Esporte, Ministério da Cultura e Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. 

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

SERVIÇO

Arte em Cores 5ª Edição - Maranhão e ParáLista de artistas selecionados da 1ª etapa: linktr.ee/arteemcoresmove 

Acesse o site e redes sociais do projeto: arteemcores.art.br; instagram.com/arteemcoresmove; facebook.com/arteemcoresmove

Assessoria de imprensa: Dyego Rodrigues (98) 991706807

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão

Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária. Em recente evento promovido pela Agência E...