O Ministério Público Federal (MPF) moveu uma ação contra a mineradora Vale, a União e o Estado do Pará por contaminação dos rios Cateté e Itacaiúnas por metais pesados. O órgão responsabiliza principalmente a Vale pela poluição, que afeta diretamente a saúde dos indígenas xikrins do Cateté.Estudos identificaram substâncias tóxicas, como chumbo, mercúrio, bário, lítio e manganês, nos corpos dos indígenas. A contaminação compromete a qualidade de vida da comunidade e levou o procurador do caso a comparar a situação dos xikrins com a crise enfrentada pelos ianomâmis.
Investigações da Universidade Federal do Pará revelaram resultados em que 99,7% dos indígenas examinados apresentam concentrações preocupantes de elementos químicos no organismo, e 98,5% estão contaminados por metais pesados perigosos.
O Estado do Pará autorizou as atividades de mineração da Vale por meio de licitação. Em nota, a Vale defendeu-se alegando que laudos judiciais realizados por peritos descartam suas operações como fonte de contaminação do Rio Cateté.
Nenhum comentário:
Postar um comentário