28 fevereiro 2025

Suplente de deputado que agrediu ex-esposa e chingou juiza assume mandato na AL-MA



Dalton Arruda quando foi preso por agredir a ex-esposa…

A Assembleia Legislativa do Maranhão está prestes a conceder um prêmio à impunidade contra a violência à Mulher. É que a imprensa começou a especular que o advogado Dalton Hugolino Arruda de Sousa, apenas o 4º suplente de deputado estadual, trabalha nos bastidores para assumir o mandato pelo período de 1 (um) mês.

Nas eleições de 2022, pelo PSD, Dalton obteve 7.189 votos, ficou atrás dos eleitos, Mical Damasceno e Eric Costa e, também, dos suplentes César Pires, Pedro Neres, Ricardo Seidel.

Agora, o 4º suplente “conseguiu” convencer Eric Costa a tirar licença e “sabe-se lá” como, teve argumentos para fazer os três suplentes a abdicarem da oportunidade de assumirem o mandato.

– Quem é Dalton Arruda

Dalton Hugolino Arruda de Sousa é advogado com trâmite em questões previdenciárias e teve a prisão decretada duas vezes pela Justiça do Maranhão por agressão contra a ex-esposa.

A primeira, no dia 17 novembro de 2021, Dalton agrediu Janayna do Socorro Nunes Arruda, com quem teve um relacionamento de 11 anos e tem três filhos menores. Ele colocou o portão da casa onde residem a ex-esposa e o filhos ao chão com um veículo Jaguar que estava conduzindo.

De acordo com a política, Arruda agarrou a ex-mulher pelo pescoço após invadir o local. Ela foi salva pela guarda da Polícia Militar com evidentes sinais de que foi agredida. Antes disso, por ameaças à ex-esposa, Dalton já era alvo de medidas protetivas deferidas em seu desfavor, e chegou a ter a prisão em flagrante convertida em preventiva pela juíza Janaina Araújo de Carvalho, da Central de Inquéritos e Custódia da Capital.

– Segunda prisão

Já no dia 11 de março de 2022, a Justiça do Maranhão voltou a ordenar a prisão preventiva do advogado Dalton, após ele haver ameaçado de morte a ex-mulher. A decisão foi tomada pelo juiz Reginaldo de Jesus Cordeiro Júnior, da 1ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de São Luís, no bojo de uma ação penal em que Arruda é réu por descumprimento de medida protetiva de urgência e de violação de domicílio qualificado, ambos crimes em contexto de violência doméstica contra Janayna Muniz.

– Acusado de mandar incendiar o carro da ex-mulher

No dia 16 de outubro de 2023, o carro de fisioterapeuta Janayna do Socorro Muniz Arruda foi incendiado em via pública por dois homens. Ela acusa Dalton de ter mandado cometer o crime, mediante a Ocorrência nº 273094/2023 registrado no Plantão da Delegacia Especial da Mulher de São Luís.

as informações são do jornalista Domingos Costa

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CASSAÇÃO DE FERNANDO BRAIDE E WELLINGTON DO CURSO EMBARALHA AINDA MAIS O TABULEIRO POLÍTICO DO MARANHÃO

  Na região Tocantina, por exemplo, os holofotes já se voltam para a ex-deputada Valéria Macedo (Podemos), que está no páreo e de olho em um...